Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto em andamento...


Centro de Educação Infantil “Tia Flor”
Baú Baixo, 21 de maio de 2012.
Turma Atendida: Berçário (4 meses a 2 anos)
Professora: Susana Marisa Zimmermann Vieira
Atendente: Jéssica de Azevedo 
Projeto:
“Brinquedos e Brincadeiras, como no tempo de nossos pais”
     
JUSTIFICATIVA
Apresentar aos os alunos brinquedos e brincadeiras antigas, que já não são usados pelas crianças de hoje, é uma necessidade urgente com a finalidade de conservar a memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, trazendo a família recordações de seu tempo de infância, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, como fazem cada vez mais cedo, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL:
Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima.
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
Incentivar a construção de brinquedos com as famílias.
Pesquisar as brincadeiras dos pais, avós e familiares.
Construir diversos brinquedos de sucata, de acordo com a escolha da criança.
Promover mostra dos trabalhos produzidos em espaço comum a todos no CEI.
CONTEÚDOS POR EIXO DE TRABALHO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
Participação em brincadeiras de ‘esconder e achar’, e em brincadeiras de imitação.
Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
Respeito a regras simples de convívio social.
MOVIMENTO
Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar andar, correr, saltar, etc.
Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc
MÚSICA
A reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo
ARTES VISUAIS
Exploração e manipulação de materiais. como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras. brochas. carvão. carimbo. etc; de meios. como tintas. água. areia. terra. argila. etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal. papel. papelão. parede. chão. caixas. madeiras. etc.
MATEMÁTICA
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar,
NATUREZA E SOCIEDADE
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
 Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
DESENVOLVIMENTO:
ü  Confecção de brinquedos diversos;
ü  Cantigas de roda (ciranda-cirandinha, marcha soldado e etc.
ü  Brincadeiras Diversas com movimentos e música (estátua, cobra-cega, amarelinha, dança da cadeira, pique - esconde e etc.
ü  Rodinha de leitura (história que aprendi com meus pais e avós);
ü  Dramatização de cantigas de roda.
ü  Pesquisa com os pais, avós, e familiares.
CRONOGRAMA:
O projeto tem previsão de duração para 1 mês podendo ser prorrogado ou não, de acordo com os trabalhos desenvolvidos e o interesse das crianças.
CULMINÂNCIA:
Exposição e apresentação dos brinquedos e brincadeiras trabalhados no trabalho.
REFERÊNCIAS:
O presente projeto teve como base a fonte abaixo citada, sendo assim adaptada a realidade e a turma atingida.
RCNEI, 2009 – DE 0 A 3 ANOS.
Reelaboração: Professora Susana Marisa Zimmermann Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.