Centro
de Educação Infantil “Tia Flor”
Baú
Baixo, 21 de maio de 2012.
Turma
Atendida: Berçário (4 meses a 2 anos)
Professora:
Susana Marisa Zimmermann Vieira
Atendente:
Jéssica de Azevedo
Projeto:
“Brinquedos e Brincadeiras, como no tempo de nossos
pais”
JUSTIFICATIVA
Apresentar
aos os alunos brinquedos e brincadeiras antigas, que já não são usados pelas
crianças de hoje, é uma necessidade urgente com a finalidade de conservar a
memória e o prazer proporcionado por estas brincadeiras, trazendo a família
recordações de seu tempo de infância, possibilitando às crianças conhecimento
de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, como fazem
cada vez mais cedo, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo
com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores
importantes na formação do ser humano.
OBJETIVO GERAL:
Reviver
e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a
cultura e as características de cada lugar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Reconhecer
a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
Promover
a socialização e interação afetiva entre criança e família.
Incentivar
a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade,
auto-estima.
Explorar
movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,
equilíbrio e lateralidade;
Aprimorar
a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
Incentivar
a construção de brinquedos com as famílias.
Pesquisar
as brincadeiras dos pais, avós e familiares.
Construir
diversos brinquedos de sucata, de acordo com a escolha da criança.
Promover
mostra dos trabalhos produzidos em espaço comum a todos no CEI.
CONTEÚDOS
POR EIXO DE TRABALHO:
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes
brinquedos.
Participação em brincadeiras de ‘esconder e achar’, e em brincadeiras de imitação.
Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
Respeito a regras simples de convívio social.
MOVIMENTO
Ampliação progressiva da
destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de
arrastar-se, engatinhar, rolar andar, correr, saltar, etc.
Aperfeiçoamento dos gestos
relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento,
etc., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em
diversas situações cotidianas.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas
vivências e expressar
desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano.
Observação e manuseio de materiais impressos, como
livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc
MÚSICA
A reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de
conhecer e representar
o mundo
ARTES
VISUAIS
Exploração
e manipulação de materiais. como
lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras. brochas. carvão. carimbo. etc; de meios. como tintas. água. areia. terra. argila. etc.; e
de variados suportes gráficos, como
jornal. papel. papelão. parede. chão.
caixas. madeiras. etc.
MATEMÁTICA
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos para que cada criança possa descobrir as
características e propriedades principais e
suas possibilidades
associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar,
NATUREZA
E SOCIEDADE
Participação em atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções
que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Exploração de diferentes objetos, de
suas propriedades e
de relações simples
de causa e
efeito;
DESENVOLVIMENTO:
ü Confecção de brinquedos diversos;
ü Cantigas de roda (ciranda-cirandinha, marcha
soldado e etc.
ü Brincadeiras Diversas com movimentos e música (estátua,
cobra-cega, amarelinha, dança da cadeira, pique - esconde e etc.
ü Rodinha de leitura (história que aprendi com meus
pais e avós);
ü Dramatização de cantigas de roda.
ü Pesquisa com os pais, avós, e familiares.
CRONOGRAMA:
O
projeto tem previsão de duração para 1 mês podendo ser prorrogado ou não, de
acordo com os trabalhos desenvolvidos e o interesse das crianças.
CULMINÂNCIA:
Exposição
e apresentação dos brinquedos e brincadeiras trabalhados no trabalho.
REFERÊNCIAS:
O
presente projeto teve como base a fonte abaixo citada, sendo assim adaptada a
realidade e a turma atingida.
Fonte: http://mentesbrilhantes.arteblog.com.br/275708/Projeto-Brinquedos-e-Brincadeiras/ Profª Francisca
RCNEI,
2009 – DE 0 A 3 ANOS.
Reelaboração:
Professora Susana Marisa Zimmermann Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.