Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

Quarto Trimestre


QUARTO TRIMESTRE

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 1º PERÍODO

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Visito e me visitam
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico:  Gozar da presença de outras crianças e desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação e proximidade da mãe.
Recursos: Outra criança que venha de visita.
Descrição: Anuncie à criança que outro bebê da sua idade virá brincar com ela.
Ponha à disposição de ambas brinquedos suficientes. Deixe-as compartilhar o mesmo espaço lúdico, sabendo que a brincadeira de ambas será paralela. Com freqüência, uma observará as atividades de outra e, provavelmente, exigirá que está manuseando. Quando isso ocorrer, deixe que elas, na medida do possível, resolvam a questão por conta própria.
Variação: Leve a criança para brincar com outra criança da mesma idade.

Atividade 3 –  Vamos trocar de brinquedos

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de compartilhar.
Recursos: Vários brinquedos de criança.
Descrição: Coloque no chão vários brinquedos da criança. Deixe que ela tome a iniciativa de decidir com qual vai brincar.
Pegue você também um brinquedo e divirta-se com ele. Quando a criança perceber, irá recuperar o brinquedo que você tem em mãos.
Prolongue o mais possível o momento e proponha fazer uma troca. Diga a ela: Bem, você me dá o seu e eu dou o meu.
Aproveite a oportunidade para ensinar a dizer por favor e obrigado.

 ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – O que está atrás do biombo?

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome de diferentes objetos.
Recursos: Biombo de papelão de 40X60 centímetros, com uma janela que possa levantar (para que as crianças possam ver através dela e descobrir o que existe do outro lado), caixa de papelão grande e objetos de vários tipos (sapatos, meias, carteira, chapéu, relógio, óculos, etc.).
Descrição:  Coloque os objetos na caixa de papelão e deixe-a debaixo da mesa.
Coloque o biombo sobre a mesa e atrás dele um dos objetos.
Sente as crianças em um semicírculo e desperte o interesse. Diga a elas:Tiroli,tirolá, alguém sabe o que está atrás do biombo?
Diga as crianças: Pensem e adivinhem!. Se alguém acertar, então levante o biombo para que todas vejam o objeto. Se ninguém acertar, peça que olhem o objeto atrás da janelinha.
Motive as crianças a pronunciarem corretamente o nome completo do objeto que acabam de ver.


ÁREA COGNITIVA

Atividade 10 – Barcos de Papel.

OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência, mudanças e causa e efeito.
Objetivo Específico: Desenvolver o conhecimento das leis da dinâmica.
Recursos:  Papel, lápis de cores e uma bacia cheia de água.
Descrição: Convide a criança para que a observe fazendo um barco de papel.
Encha com água a bacia e faça o barco flutuar. Sopre e faça com a criança pequenas ondas para que o barquinho desloque.
Explique que, se a água cair dentro do barco, ele pode afundar(mais provável virar, no caso do barco de papel). Se a criança quiser, deixe que ela derrame água dentro do barco até fazê-lo perder a flutuação original.
Variação: Utilize barquinhos de plástico ao invés dos de papel, para assegurar o uso de um recurso mais duradouro. Experimente com a criança derramar água dentro do barquinho até que este funde totalmente.

ÁREA MOTORA

Atividade 14 – Corro até a árvore

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
   
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.

JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão direita cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha, faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a entrar.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 2º Período do 4º Trimestre

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Minha história

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a linguagem.
Recursos: Cartolina branca, fotos da criança, marcadores, tesouras, elástico, material para plastificar a história.
Descrição: Invente uma história infantil na qual a personagem principal seja a criança. Uma técnica simples é construir a história na hora em que for colocá-la na cama para dormir.
Vão construindo a trama pouco a pouco.
Recorde que o tema tem de ser simples, curto e com um toque mágico.
Finalmente, quando estiverem satisfeitos com a trama, desenhe a história na cartolina, pinte-a e escreva as legendas.
Plastifique-as e cole suas folhas para formar a história.

Atividade 4 – Cartões de Hábitos.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Reforçar o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.
Recursos: Cartões, cola, tesouras e recorte de revistas.
Descrição: faça cartões relacionados com hábitos de higiene e alimentação.
Mostre à criança s cartões e coloque-os em locais chaves, como o banheiro e a cozinha.
Deixe que a criança se identifique com eles.
SUGESTÕES DE CARTÕES:
A escova de dentes – a pasta de dentes – a escova de dentes com pasta – a criança escoando os dentes – a criança enxaguando a boca.
A criança com as mãos sujas – a criança lavando as mãos – a criança com as mãos limpas – a criança sentada à mesa comendo.
A criança com roupa – acriança dizendo algo a sua mãe – a criança com as calças abaixadas – a criança sentada no troninho.
 
Atividade 5 – Tiro a roupa sozinha.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de tirar a roupa sozinha.
Descrição: Pedir a criança que tire tantas peças quantas ela puder. Ajude-a se ela pedir.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 7 – O dedo curioso

OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Recursos: Ilustrações de histórias ou revistas.
Descrição: Selecione ilustrações com muitos elementos ou objetos sobre um mesmo tema, por exemplo: uma cena campestre com animais, pessoas e paisagens; uma cena da cidade com carros, ruas, edifícios, pessoas, lojas e semáforos, ou uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças, bexigas, etc.
Peça as crianças se sentem formando um semicírculo. Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos.
Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequeno? Onde está?
Repita as respostas das crianças formando frases completas, mas curtas: É um cavalo? Está comendo grama? É um cavalo pequeno?


ÁREA COGNITIVA

Atividade 11- Jogo da Caixa

OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Desenvolver as noções de dentro-fora e em frente-atrás.
Recursos: Uma caixa de papelão suficientemente grande para a criança caiba sentada dentro dela.
Descrição: Mostre a caixa á criança. Permita que se familiarize com ela, deixando que tome diversas iniciativas, como empurrá-la, levantá-la ou explorar seu interior.
Ajude a criança a entrar na caixa e empurre-a pelo quarto como se fosse um carro.
Varie os deslocamentos, indo para a frente, ziguezague, para trás e para os lados.
Deixe a imaginação da criança voar, diga a ela que está dirigindo um carro e deve recolher alguns dos seus brinquedos para levá-los junto no passeio.
Dica: Agora vamos para a frente ou Agora vamos para trás. Da mesma forma, quando ela entrar e sair da caixa, diga: Agora você está dentro ou Agora você está fora.
 Variação: Uma forma simples de explicar para as crianças a diferença entre em frente e atrás é dizer a elas: Para a frente é que você vê, para trás é o que você não vê. Para você ver o que está atrás você tem de dar a volta .


ÁREA MOTORA  

Atividade 15- O equilibrista

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver  a segurança pessoal e o controle de movimentos no espaço.
Recursos: Uma tábua de madeira de 90X35 cm e três tocos de madeira de 30cm cúbicos.
Descrição: Construa a ponte colocando um bloco no meio da tábua e dois nos lados.  
Estimule as crianças a cruzar a ponte engatinhando e os maiores a fazê-lo sozinhos ou segurando na sua mão.       

Atividade 16 – Tiro uma mãozinha

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.

JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão direita cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha, faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a entrar.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 3.º Período do 4º Trimestre

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Visito e me visitam
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico:  Gozar da presença de outras crianças e desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação e proximidade da mãe.
Recursos: Outra criança que venha de visita.
Descrição: Anuncie à criança que outro bebê da sua idade virá brincar com ela.
Ponha à disposição de ambas brinquedos suficientes. Deixe-as compartilhar o mesmo espaço lúdico, sabendo que a brincadeira de ambas será paralela. Com freqüência, uma observará as atividades de outra e, provavelmente, exigirá que está manuseando. Quando isso ocorrer, deixe que elas, na medida do possível, resolvam a questão por conta própria.
Variação: Leve a criança para brincar com outra criança da mesma idade.

Atividade 3 –  Vamos trocar de brinquedos

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de compartilhar.
Recursos: Vários brinquedos de criança.
Descrição: Coloque no chão vários brinquedos da criança. Deixe que ela tome a iniciativa de decidir com qual vai brincar.
Pegue você também um brinquedo e divirta-se com ele. Quando a criança perceber, irá recuperar o brinquedo que você tem em mãos.
Prolongue o mais possível o momento e proponha fazer uma troca. Diga a ela: Bem, você me dá o seu e eu dou o meu.
Aproveite a oportunidade para ensinar a dizer por favor e obrigado.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 – Meu ursinho quer dormir
OBJETIVO 3 – Comunicar as necessidades.
OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de expressar as necessidades de dormir.
Recursos: Ursos e bichinhos de pelúcia e cobertores para cobri-los.
Descrição: Prepare o descanso da manhã fazendo mímica de que o urso fala baixinho em seu ouvido. Diga à criança: Seu ursinho me disse que está cansado e quer dormir, você quer cantar para que ele durma feliz?
Cante com voz suave os acalantos. Represente o movimento dos braços para acalentar o ursinho, e finalmente deite-o e cubra-o com o cobertor.
Estimule as crianças para que os seus bichinhos falem com elas ao ouvido e digam que eles também têm sono. Pergunte a elas: como falam quando têm sono?
Peça às crianças que acalentem e cubram os seus bichinhos.



 ÁREA COGNITIVA

Atividades 12 – Com Rodas – Sem Rodas
OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Classificar objetos.
Recursos: Duas cestas, veículos com rodas (carrinho, caminhão, locomotiva, avião, moto, bicicleta, etc.) e objetos sem rodas (bonecos, cubos, bola, fantoches, etc.).
Descrição: Coloque os objetos aleatoriamente sobre um tapete e promova sua livre exploração.
Explique que, depois que tenham brincado bastante com os brinquedos, terão de responder às perguntas: Qual brinquedo tem rodas? Pegue um brinquedo de cada vez e pergunte: Este tem rodas? À medida que a criança vá entregando os objetos, coloque-se em uma ou outra cesta.
Pergunte novamente, quando a tarefa de classificação tiver acabado: Quais são os brinquedos com rodas? Quais são os brinquedos sem rodas?
Tente em todos os momentos que as crianças digam os nomes dos brinquedos.  

 ÁREA MOTORA

Atividade 14 – Corro até a árvore

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
   

Atividade 17 – O sol e as Estrelas

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.   
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de preensão.
Recursos: Prendedores de roupa, pratos de papelão branco e tinta amarela e azul.
Descrição: Pinte com a criança um prato de papelão de amarelo e outro de azul. Uma vez que a tinta esteja seca, peça às crianças para fazerem pequenos círculos nos pratos pintados de azul. Recorte os círculos desenhados sem se importar se eles estão perfeitos ou não.
Peça à criança que ponha 10 prendedores nas bordas do círculo amarelo, como se fossem os raios do sol. Peça também para prender dois raios verticais e dois horizontais com círculos azuis.
Utilizando um barbante, pendure o sol e as estrelas.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 4º Período do 4º Trimestre.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Minha história

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a linguagem.
Recursos: Cartolina branca, fotos da criança, marcadores, tesouras, elástico, material para plastificar a história.
Descrição: Invente uma história infantil na qual a personagem principal seja a criança. Uma técnica simples é construir a história na hora em que for colocá-la na cama para dormir.
Vão construindo a trama pouco a pouco.
Recorde que o tema tem de ser simples, curto e com um toque mágico.
Finalmente, quando estiverem satisfeitos com a trama, desenhe a história na cartolina, pinte-a e escreva as legendas.
Plastifique-as e cole suas folhas para formar a história.

Atividade 4 – Cartões de Hábitos.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Reforçar o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.
Recursos: Cartões, cola, tesouras e recorte de revistas.
Descrição: faça cartões relacionados com hábitos de higiene e alimentação.
Mostre à criança s cartões e coloque-os em locais chaves, como o banheiro e a cozinha.
Deixe que a criança se identifique com eles.
SUGESTÕES DE CARTÕES:
A escova de dentes – a pasta de dentes – a escova de dentes com pasta – a criança escoando os dentes – a criança enxaguando a boca.
A criança com as mãos sujas – a criança lavando as mãos – a criança com as mãos limpas – a criança sentada à mesa comendo.
A criança com roupa – acriança dizendo algo a sua mãe – a criança com as calças abaixadas – a criança sentada no troninho.
 
Atividade 5 – Tiro a roupa sozinha.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de tirar a roupa sozinha.
Descrição: Pedir a criança que tire tantas peças quantas ela puder. Ajude-a se ela pedir.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 7 – O dedo curioso

OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Recursos: Ilustrações de histórias ou revistas.
Descrição: Selecione ilustrações com muitos elementos ou objetos sobre um mesmo tema, por exemplo: uma cena campestre com animais, pessoas e paisagens; uma cena da cidade com carros, ruas, edifícios, pessoas, lojas e semáforos, ou uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças, bexigas, etc.
Peça as crianças se sentem formando um semicírculo. Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos.
Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequeno? Onde está?
Repita as respostas das crianças formando frases completas, mas curtas: É um cavalo? Está comendo grama? É um cavalo pequeno?

Atividade 9 – Converso sobre minhas atividades

OBJETIVO 4 – Expressar frases de duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a expressão verbal e a memória.
Recursos: Troninhos e bebês de plástico.
Descrição: Estimule a criança a contar o que ela fez nas últimas horas. Para estimular a emissão da linguagem e a construção de frases de duas palavras, faça perguntas enunciando o que você sabe que ele andou fazendo, por exemplo: Você brincou com a Maria? Tomaram banho juntas?

ÁREA COGNITIVA

Atividade 13 – No Jardim
OBJETIVO 4 : Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Explorar o entorno natural.
Recursos: Um carrinho de mão leve, de plástico. Se não possuir um pode utilizar uma caixa de papelão.
Descrição: Visite com a criança um parque ou jardim levando com vocês o carrinho de mão ou a caixa de papelão.
Peça à criança que a ajude a recolher as folhas secas das árvores, para que o jardim fique limpo e bonito.
Acompanhe essa atividade mostrando à criança as sementes que encontra escondidas entre as plantas, as flores, o formato e tamanho das folhas e as borboletas e insetos.
Variação: Quando tiverem terminado de recolher as folhas, regue as plantas com um regador pequeno.

ÁREA MOTORA 

Atividade 14 – Corro até a árvore

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
   
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.

JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão direita cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha, faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a entrar.

Fonte: Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e Cognitiva – Páginas: 275 à 293
Grupo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.