QUARTO TRIMESTRE
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 1º PERÍODO
ÁREA SÓCIOAFETIVA
Atividade 1 – Visito e me visitam
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Gozar da presença de outras crianças e
desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação e
proximidade da mãe.
Recursos: Outra criança que venha de visita.
Descrição: Anuncie à criança que outro bebê da sua idade
virá brincar com ela.
Ponha à disposição de ambas brinquedos suficientes. Deixe-as
compartilhar o mesmo espaço lúdico, sabendo que a brincadeira de ambas será
paralela. Com freqüência, uma observará as atividades de outra e,
provavelmente, exigirá que está manuseando. Quando isso ocorrer, deixe que
elas, na medida do possível, resolvam a questão por conta própria.
Variação: Leve a criança para brincar com outra criança da
mesma idade.
Atividade 3 – Vamos
trocar de brinquedos
OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de compartilhar.
Recursos: Vários brinquedos de criança.
Descrição: Coloque no chão vários brinquedos da criança.
Deixe que ela tome a iniciativa de decidir com qual vai brincar.
Pegue você também um brinquedo e divirta-se com ele. Quando
a criança perceber, irá recuperar o brinquedo que você tem em mãos.
Prolongue o mais possível o momento e proponha fazer uma
troca. Diga a ela: Bem, você me dá o seu
e eu dou o meu.
Aproveite a oportunidade para ensinar a dizer por favor e
obrigado.
ÁREA DE LINGUAGEM
Atividade 6 – O que está atrás do biombo?
OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome de diferentes objetos.
Recursos: Biombo de papelão de 40X60 centímetros, com uma
janela que possa levantar (para que as crianças possam ver através dela e
descobrir o que existe do outro lado), caixa de papelão grande e objetos de
vários tipos (sapatos, meias, carteira, chapéu, relógio, óculos, etc.).
Descrição: Coloque os
objetos na caixa de papelão e deixe-a debaixo da mesa.
Coloque o biombo sobre a mesa e atrás dele um dos objetos.
Sente as crianças em um semicírculo e desperte o interesse.
Diga a elas:Tiroli,tirolá, alguém sabe o
que está atrás do biombo?
Diga as crianças: Pensem
e adivinhem!. Se alguém acertar, então levante o biombo para que todas vejam
o objeto. Se ninguém acertar, peça que olhem o objeto atrás da janelinha.
Motive as crianças a pronunciarem corretamente o nome
completo do objeto que acabam de ver.
ÁREA COGNITIVA
Atividade 10 – Barcos de Papel.
OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência, mudanças e
causa e efeito.
Objetivo Específico: Desenvolver o conhecimento das leis da
dinâmica.
Recursos: Papel,
lápis de cores e uma bacia cheia de água.
Descrição: Convide a criança para que a observe fazendo um
barco de papel.
Encha com água a bacia e faça o barco flutuar. Sopre e faça
com a criança pequenas ondas para que o barquinho desloque.
Explique que, se a água cair dentro do barco, ele pode
afundar(mais provável virar, no caso do barco de papel). Se a criança quiser,
deixe que ela derrame água dentro do barco até fazê-lo perder a flutuação
original.
Variação: Utilize barquinhos de plástico ao invés dos de
papel, para assegurar o uso de um recurso mais duradouro. Experimente com a
criança derramar água dentro do barquinho até que este funde totalmente.
ÁREA MOTORA
Atividade 14 – Corro até a árvore
OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e
a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços
coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até
aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no
espaço.
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento
e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção
acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.
JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas,
Esconda-as atrás
A mão direita
cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas,
Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha,
faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a
entrar.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 2º Período do 4º Trimestre
ÁREA SÓCIOAFETIVA
Atividade 2: Minha história
OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a linguagem.
Recursos: Cartolina branca, fotos da criança, marcadores,
tesouras, elástico, material para plastificar a história.
Descrição: Invente uma história infantil na qual a
personagem principal seja a criança. Uma técnica simples é construir a história
na hora em que for colocá-la na cama para dormir.
Vão construindo a trama pouco a pouco.
Recorde que o tema tem de ser simples, curto e com um toque
mágico.
Finalmente, quando estiverem satisfeitos com a trama,
desenhe a história na cartolina, pinte-a e escreva as legendas.
Plastifique-as e cole suas folhas para formar a história.
Atividade 4 – Cartões de Hábitos.
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
Objetivo Específico: Reforçar
o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.
Recursos: Cartões, cola, tesouras e recorte de revistas.
Descrição: faça cartões relacionados com hábitos de higiene
e alimentação.
Mostre à criança s cartões e coloque-os em locais chaves,
como o banheiro e a cozinha.
Deixe que a criança se identifique com eles.
SUGESTÕES DE CARTÕES:
A escova de dentes – a pasta de dentes – a escova de dentes
com pasta – a criança escoando os dentes – a criança enxaguando a boca.
A criança com as mãos sujas – a criança lavando as mãos – a
criança com as mãos limpas – a criança sentada à mesa comendo.
A criança com roupa – acriança dizendo algo a sua mãe – a
criança com as calças abaixadas – a criança sentada no troninho.
Atividade 5 – Tiro a roupa sozinha.
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
Objetivo Específico:
Desenvolver a capacidade de tirar a roupa sozinha.
Descrição: Pedir a criança que tire tantas peças quantas ela
puder. Ajude-a se ela pedir.
ÁREA DE LINGUAGEM
Atividade 7 – O dedo curioso
OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Recursos: Ilustrações de histórias ou revistas.
Descrição: Selecione ilustrações com muitos elementos ou
objetos sobre um mesmo tema, por exemplo: uma cena campestre com animais,
pessoas e paisagens; uma cena da cidade com carros, ruas, edifícios, pessoas,
lojas e semáforos, ou uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças,
bexigas, etc.
Peça as crianças se sentem formando um semicírculo.
Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos.
Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que
tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequeno? Onde está?
Repita as respostas das crianças formando frases completas,
mas curtas: É um cavalo? Está comendo grama? É um cavalo pequeno?
ÁREA COGNITIVA
Atividade 11- Jogo da Caixa
OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Desenvolver as noções de dentro-fora e
em frente-atrás.
Recursos: Uma caixa de papelão suficientemente grande para a
criança caiba sentada dentro dela.
Descrição: Mostre a caixa á criança. Permita que se
familiarize com ela, deixando que tome diversas iniciativas, como empurrá-la, levantá-la
ou explorar seu interior.
Ajude a criança a entrar na caixa e empurre-a pelo quarto
como se fosse um carro.
Varie os deslocamentos, indo para a frente, ziguezague, para
trás e para os lados.
Deixe a imaginação da criança voar, diga a ela que está
dirigindo um carro e deve recolher alguns dos seus brinquedos para levá-los
junto no passeio.
Dica: Agora vamos para
a frente ou Agora vamos para trás. Da mesma forma, quando ela entrar e sair
da caixa, diga: Agora você está dentro ou
Agora você está fora.
Variação: Uma forma
simples de explicar para as crianças a diferença entre em frente e atrás é
dizer a elas: Para a frente é que você vê, para trás é o que você não vê. Para
você ver o que está atrás você tem de dar a volta .
ÁREA MOTORA
Atividade 15- O equilibrista
OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal e o controle de movimentos
no espaço.
Recursos: Uma tábua de madeira de 90X35 cm e três tocos de
madeira de 30cm cúbicos.
Descrição: Construa a ponte colocando um bloco no meio da
tábua e dois nos lados.
Estimule as crianças a cruzar a ponte engatinhando e os
maiores a fazê-lo sozinhos ou segurando na sua mão.
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no
espaço.
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento
e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção
acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.
JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas,
Esconda-as atrás
A mão direita
cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas,
Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha,
faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a
entrar.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 3.º Período do 4º Trimestre
ÁREA SÓCIOAFETIVA
Atividade 1 – Visito e me visitam
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Gozar da presença de outras crianças e
desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação e
proximidade da mãe.
Recursos: Outra criança que venha de visita.
Descrição: Anuncie à criança que outro bebê da sua idade
virá brincar com ela.
Ponha à disposição de ambas brinquedos suficientes. Deixe-as
compartilhar o mesmo espaço lúdico, sabendo que a brincadeira de ambas será
paralela. Com freqüência, uma observará as atividades de outra e,
provavelmente, exigirá que está manuseando. Quando isso ocorrer, deixe que
elas, na medida do possível, resolvam a questão por conta própria.
Variação: Leve a criança para brincar com outra criança da
mesma idade.
Atividade 3 – Vamos
trocar de brinquedos
OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de compartilhar.
Recursos: Vários brinquedos de criança.
Descrição: Coloque no chão vários brinquedos da criança.
Deixe que ela tome a iniciativa de decidir com qual vai brincar.
Pegue você também um brinquedo e divirta-se com ele. Quando
a criança perceber, irá recuperar o brinquedo que você tem em mãos.
Prolongue o mais possível o momento e proponha fazer uma
troca. Diga a ela: Bem, você me dá o seu
e eu dou o meu.
Aproveite a oportunidade para ensinar a dizer por favor e
obrigado.
ÁREA DE LINGUAGEM
Atividade 8 – Meu ursinho quer dormir
OBJETIVO 3 – Comunicar as necessidades.
OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de expressar
as necessidades de dormir.
Recursos: Ursos e bichinhos de pelúcia e cobertores para
cobri-los.
Descrição: Prepare o descanso da manhã fazendo mímica de que
o urso fala baixinho em seu ouvido. Diga à criança: Seu ursinho me disse que está cansado e quer dormir, você quer cantar
para que ele durma feliz?
Cante com voz suave os acalantos. Represente o movimento dos
braços para acalentar o ursinho, e finalmente deite-o e cubra-o com o cobertor.
Estimule as crianças para que os seus bichinhos falem com
elas ao ouvido e digam que eles também têm sono. Pergunte a elas: como falam quando têm sono?
Peça às crianças que acalentem e cubram os seus bichinhos.
ÁREA COGNITIVA
Atividades 12 – Com Rodas – Sem Rodas
OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas
características.
Objetivo Específico: Classificar objetos.
Recursos: Duas cestas, veículos com rodas (carrinho,
caminhão, locomotiva, avião, moto, bicicleta, etc.) e objetos sem rodas
(bonecos, cubos, bola, fantoches, etc.).
Descrição: Coloque os objetos aleatoriamente sobre um tapete
e promova sua livre exploração.
Explique que, depois que tenham brincado bastante com os brinquedos,
terão de responder às perguntas: Qual
brinquedo tem rodas? Pegue um brinquedo de cada vez e pergunte: Este tem rodas? À medida que a criança
vá entregando os objetos, coloque-se em uma ou outra cesta.
Pergunte novamente, quando a tarefa de classificação tiver
acabado: Quais são os brinquedos com
rodas? Quais são os brinquedos sem rodas?
Tente em todos os momentos que as crianças digam os nomes
dos brinquedos.
ÁREA MOTORA
Atividade 14 – Corro até a árvore
OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e
a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços
coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até
aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
Atividade 17 – O sol e as Estrelas
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de preensão.
Recursos: Prendedores de roupa, pratos de papelão branco e
tinta amarela e azul.
Descrição: Pinte com a criança um prato de papelão de
amarelo e outro de azul. Uma vez que a tinta esteja seca, peça às crianças para
fazerem pequenos círculos nos pratos pintados de azul. Recorte os círculos
desenhados sem se importar se eles estão perfeitos ou não.
Peça à criança que ponha 10 prendedores nas bordas do
círculo amarelo, como se fossem os raios do sol. Peça também para prender dois
raios verticais e dois horizontais com círculos azuis.
Utilizando um barbante, pendure o sol e as estrelas.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 4º Período do 4º Trimestre.
ÁREA SÓCIOAFETIVA
Atividade 2: Minha história
OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a linguagem.
Recursos: Cartolina branca, fotos da criança, marcadores,
tesouras, elástico, material para plastificar a história.
Descrição: Invente uma história infantil na qual a
personagem principal seja a criança. Uma técnica simples é construir a história
na hora em que for colocá-la na cama para dormir.
Vão construindo a trama pouco a pouco.
Recorde que o tema tem de ser simples, curto e com um toque
mágico.
Finalmente, quando estiverem satisfeitos com a trama,
desenhe a história na cartolina, pinte-a e escreva as legendas.
Plastifique-as e cole suas folhas para formar a história.
Atividade 4 – Cartões de Hábitos.
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
Objetivo Específico: Reforçar
o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.
Recursos: Cartões, cola, tesouras e recorte de revistas.
Descrição: faça cartões relacionados com hábitos de higiene
e alimentação.
Mostre à criança s cartões e coloque-os em locais chaves,
como o banheiro e a cozinha.
Deixe que a criança se identifique com eles.
SUGESTÕES DE CARTÕES:
A escova de dentes – a pasta de dentes – a escova de dentes
com pasta – a criança escoando os dentes – a criança enxaguando a boca.
A criança com as mãos sujas – a criança lavando as mãos – a
criança com as mãos limpas – a criança sentada à mesa comendo.
A criança com roupa – acriança dizendo algo a sua mãe – a
criança com as calças abaixadas – a criança sentada no troninho.
Atividade 5 – Tiro a roupa sozinha.
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
Objetivo Específico:
Desenvolver a capacidade de tirar a roupa sozinha.
Descrição: Pedir a criança que tire tantas peças quantas ela
puder. Ajude-a se ela pedir.
ÁREA DE LINGUAGEM
Atividade 7 – O dedo curioso
OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Recursos: Ilustrações de histórias ou revistas.
Descrição: Selecione ilustrações com muitos elementos ou
objetos sobre um mesmo tema, por exemplo: uma cena campestre com animais,
pessoas e paisagens; uma cena da cidade com carros, ruas, edifícios, pessoas,
lojas e semáforos, ou uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças,
bexigas, etc.
Peça as crianças se sentem formando um semicírculo.
Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos.
Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que
tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequeno? Onde está?
Repita as respostas das crianças formando frases completas,
mas curtas: É um cavalo? Está comendo grama? É um cavalo pequeno?
Atividade 9 – Converso sobre minhas atividades
OBJETIVO 4 – Expressar frases de duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a expressão verbal e a
memória.
Recursos: Troninhos e bebês de plástico.
Descrição: Estimule a criança a contar o que ela fez nas
últimas horas. Para estimular a emissão da linguagem e a construção de frases
de duas palavras, faça perguntas enunciando o que você sabe que ele andou
fazendo, por exemplo: Você brincou com a
Maria? Tomaram banho juntas?
ÁREA COGNITIVA
Atividade 13 – No Jardim
OBJETIVO 4 : Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Explorar o entorno natural.
Recursos: Um carrinho de mão leve, de plástico. Se não
possuir um pode utilizar uma caixa de papelão.
Descrição: Visite com a criança um parque ou jardim levando
com vocês o carrinho de mão ou a caixa de papelão.
Peça à criança que a ajude a recolher as folhas secas das
árvores, para que o jardim fique limpo e bonito.
Acompanhe essa atividade mostrando à criança as sementes que
encontra escondidas entre as plantas, as flores, o formato e tamanho das folhas
e as borboletas e insetos.
Variação: Quando tiverem terminado de recolher as folhas,
regue as plantas com um regador pequeno.
ÁREA MOTORA
Atividade 14 – Corro até a árvore
OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e
a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços
coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até
aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no
espaço.
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento
e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção
acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.
JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas,
Esconda-as atrás
A mão direita
cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas,
Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha,
faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a
entrar.
Fonte: Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e
Cognitiva – Páginas: 275 à 293
Grupo Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.