Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

Segundo Trimestre


SEGUNDO TRIMESTRE

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 1° Período

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Massagem dos dedos e mãos

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal, a segurança pessoal, e a capacidade de interiorização.
Recursos: Óleo de essência de camomila, amêndoa, rosa, lavanda ou eucalipto, diluído em óleo base.
Descrição: Cuide para que a temperatura ambiente seja agradável. Tire anéis e relógios.
Sente a criança entre suas pernas, cole seu rosto ao dela e olhem-se no espelho. Unte as mãos com óleo preparado e esfregue-as vigorosamente para aquece-las. Deite a criança sobre uma toalha colocada sobre a cama. A toalha é útil para cobrir a criança após o término da massagem, e deixa-a pronta caso de ela esvaziar a bexiga repentinamente.
Fixe o olhar no dela e diga-lhe que vai massagear seus dedos. Comece pouco a pouco e atente as reações de aceitação ou rejeição. Recorde que a criança nunca deve ser forçada.
Comece pelo polegar em seguida o indicador, médio, anular e mínimo. Assim que terminar com uma mão passe para a outra e,  finalmente aos pés.

A ENERGIA DO UNIVERSO EM NOSSAS MÃOS
Cada dedo da mão está relacionado com um dos órgãos do corpo.
O polegar está relacionado com o baço e a digestão.
O indicador, com o fígado e a atividade mental e emocional.
O médio, com o coração, a inteligência e a circulação sanguínea.
O anular, com os pulmões e o nível de energia.
O mínimo, com os rins, com os ossos, as articulações e os dentes.
(Citado por: Guzmán, C. Masaje para ti y tu bebé. El poder de lãs carícias paso a paso. Barcelona:Editorial Océano,2002, pág.32)

Atividade 4 –  Agora é minha vez

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de saber esperar a vez e o jogo social.
Recursos: Para as crianças menores uma caixa de papelão, grande o suficiente para que a criança caiba dentro. Para as maiores um carrinho, no qual a criança possa deslocar-se .
Descrição: Utilize a caixa ou o carrinho conforme as idades e habilidades das crianças.
Peça a primeira criança que entre nela e a segunda que ajude a empurrar.
Empurre a caixa ou o carrinho. Motive as crianças, a partir da segunda delas, a pedir a sua vez e sugira-lhes que troquem de papéis.


ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 5 – Meu livro de Palavras

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome das coisas.
Recursos: Cartolina, tesouras, cola e figuras de objetos, animais e coisas.
Descrição: Faça uma listagem das palavras designadas de objetos, animais e coisas que a criança utilize e conheça, e construa com elas um dicionário ilustrado.
Cole as figuras na cartolina e elabore com elas um pequeno livro.
Leia todos os dias o livro, acrescentando a ele novos desenhos e palavras.
Aproveite a leitura das ilustrações para conversar sobre elas.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 9 – Olhe o que acontece!

OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência, mudanças e causa e efeito.
Objetivo Específico: Desenvolver o conhecimento sobre causas e efeitos do entorno.
Recursos: Entorno da casa
Descrição: Permita à criança explorar diferentes relações de causa e efeito.
 Distintas atividades que a criança pode realizar:
Acender e apagar a luz.
Abrir e fechar a porta (com supervisão de um adulto).
Puxar um carrinho por um cordão.
Pendurar um boneco por um cordão e balançá-lo.

ÁREA MOTORA

Atividade 13 – Seguindo o Chefe

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de imitação e a segurança dos movimentos no espaço.
Recursos: Um adulto e uma criança.
Descrição: Peça à criança que siga imitando os movimentos que você fizer.
Diferentes tipos de deslocamento:
Caminhar para os lados e para frente.
Caminhar depressa, correr.
Passar por debaixo da mesa, engatinhando.
Subir uma escada engatinhando, para as crianças menores.
Subir uma escada segurando a mão de um adulto, para as crianças maiores.

Atividade 15 – Tenho minha academia de ginástica.

OBJETIVO 4 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Fortalecer os músculos do corpo e aperfeiçoar as diferentes formas de deslocamento.
Recursos: Figuras geométricas de diferentes formatos, preenchidas com um material suave e preferencialmente forradas com nylon: um cubo de 60X 60 X 60 centímetros, um paralelepípedo de 60X60X100 centímetros, uma escada com degraus de 10 cm de altura e um colchonete de 120X 60 X 10 centímetros.
Descrição: Dê as crianças tempo para que desfrutem da academia de ginástica.
Peça-lhes que subam e desçam a escada, se necessário com a sua supervisão.
Sugira que deslizem pelo escorregador.
Incentive-as a dar cambalhotas.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 2° Período

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Como é bom ouvir meu nome

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver  o apreço pelo seu nome.
Recursos: Um Xilofone
Descrição: Pronuncie o nome da criança em diferentes  tons de intensidade.
Faça-o em voz, baixa, em voz alta, rítmica, lenta ou melodiosamente.
Toque no xilofone os diferentes tons do nome da criança: Ber-nar-do.
Repita o nome da criança em voz alta batendo palmas.


Atividade 3 – Rir da tristeza

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de expressar emoções.
Recursos: Um espelho e lápis labial.
Descrição: Sente a criança nas suas pernas, cole seu rosto ao dela e olhem-se no espelho.
Pegue um espelho e faça caretas de diferentes estados de ânimo: tristeza, alegria, raiva, medo, etc. Uma vez que tenha chamado a atenção da criança, convide-a a imitá-la ou a inventar outras caretas.
Solicite à criança, quando ela estiver mais concentrada na brincadeira, que feche os olhos e pinte em você com o lápis labial um grande sorriso de palhaço.
Peça a ela para abrir os olhos: Veja minha cara de palhaço, por mais que eu queira fazer uma cara triste, o sorriso não me deixa.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 – Na história...

OBJETIVO 4 : Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a expressão verbal e a memória.
Recursos: Uma história infantil para crianças pequenas.
Descrição: Leia para a criança uma história e peça a ela que a relate. No princípio faça perguntas simples: Quem é esse? Em seguida vá aumentando o nível de complexidade das perguntas: E aqui, o que você vê?

ÁREA COGNITIVA

Atividade 10 –  Fazendo cobras.

OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Desenvolver a motricidade fina e capacidade de concentração.
Recursos: Brinquedos plásticos  de montar, com diferentes formatos (por exemplo, pequenos tubos plásticos que se unem uns aos outros).
Descrição: Coloque sobre o tapete os brinquedos de montar.
Deixe que as crianças explorem livremente o material.
Mostre como fazer uma cobra muito longa: Vejam como juntamos essa peça com a outra: Vocês me ajudam a montar uma cobra comprida, muito comprida?
Deixe-as continuar manuseando os materiais da forma que desejarem, se não conseguir atrair a sua atenção.
Cante a canção da cobra.
A cobra
A cobra não tem pé
A cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe
No pezinho de limão?

ÁREA MOTORA  

Atividade 14 – O caminho real

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a estabilidade, a sensibilidade na planta dos pés e uma postura corporal correta.
Recursos: Uma caixa de madeira cheia de pedras do rio (pedras grandes e planas), uma esteira de bolinhas de madeira (como as utilizadas nos encostos de banco de automóveis), uma esteira plana e um tapete de pelos longos.
Descrição: Deixe que a criança se familiarize com um tipo de superfície.
Quando já estiver, alinhe os quatro tipos de superfície de forma que ela possa caminhar de uma para a outra. Tome a precaução de segurar sua mão quando for atravessar a parte dos seixos.
O cainho real pode ser concluído com uma caminhada num gramado, com os pés descalços.


Atividade 16 – Jogo com papel.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação visomotora.

Recursos: Lápis e papel
Descrição: Deixe que as crianças rasguem papel.
Entregue-lhes papel e motive-as a fazer traços, primeiro horizontais e, aproximadamente aos dois anos de idade, traços circulares.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 3° Período

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Massagem dos dedos e mãos

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal, a segurança pessoal, e a capacidade de interiorização.
Recursos: Óleo de essência de camomila, amêndoa, rosa, lavanda ou eucalipto, diluído em óleo base.
Descrição: Cuide para que a temperatura ambiente seja agradável. Tire anéis e relógios.
Sente a criança entre suas pernas, cole seu rosto ao dela e olhem-se no espelho. Unte as mãos com óleo preparado e esfregue-as vigorosamente para aquece-las. Deite a criança sobre uma toalha colocada sobre a cama. A toalha é útil para cobrir a criança após o término da massagem, e deixa-a pronta caso de ela esvaziar a bexiga repentinamente.
Fixe o olhar no dela e diga-lhe que vai massagear seus dedos. Comece pouco a pouco e atente as reações de aceitação ou rejeição. Recorde que a criança nunca deve ser forçada.
Comece pelo polegar em seguida o indicador, médio, anular e mínimo. Assim que terminar com uma mão passe para a outra e,  finalmente aos pés.

A ENERGIA DO UNIVERSO EM NOSSAS MÃOS
Cada dedo da mão está relacionado com um dos órgãos do corpo.
O polegar está relacionado com o baço e a digestão.
O indicador, com o fígado e a atividade mental e emocional.
O médio, com o coração, a inteligência e a circulação sanguínea.
O anular, com os pulmões e o nível de energia.
O mínimo, com os rins, com os ossos, as articulações e os dentes.
(Citado por: Guzmán, C. Masaje para ti y tu bebé. El poder de lãs carícias paso a paso. Barcelona:Editorial Océano,2002, pág.32)

Atividade 4 –  Agora é minha vez

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de saber esperar a vez e o jogo social.
Recursos: Para as crianças menores uma caixa de papelão, grande o suficiente para que a criança caiba dentro. Para as maiores um carrinho, no qual a criança possa deslocar-se .
Descrição: Utilize a caixa ou o carrinho conforme as idades e habilidades das crianças.
Peça a primeira criança que entre nela e a segunda que ajude a empurrar.
Empurre a caixa ou o carrinho. Motive as crianças, a partir da segunda delas, a pedir a sua vez e sugira-lhes que troquem de papéis.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 5 – Meu livro de Palavras

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome das coisas.
Recursos: Cartolina, tesouras, cola e figuras de objetos, animais e coisas.
Descrição: Faça uma listagem das palavras designadas de objetos, animais e coisas que a criança utilize e conheça, e construa com elas um dicionário ilustrado.
Cole as figuras na cartolina e elabore com elas um pequeno livro.
Leia todos os dias o livro, acrescentando a ele novos desenhos e palavras.
Aproveite a leitura das ilustrações para conversar sobre elas.
Atividade 6 – Meu Corpo

OBJETIVO 2 – Expressar palavras do corpo.
Objetivo Específico: Conhecer e apontar as partes do corpo.
Recursos: CD com canção.
Descrição: Forme uma ciranda com as crianças e convide-as a cantar A cabeça acima está.
Cante a canção tocando em cada uma das partes do corpo mencionadas na letra.
Repita a canção várias vezes, enfatizando os nomes de cada parte do corpo.
Termine a canção e peça às crianças para tocarem as diferentes partes do corpo que você nomeia: Vamos tocar a cabeça. Vamos tocar o nariz. Vamos tocar a orelha.
Motive as crianças  a darem elas mesmas as instruções para tocar as diferentes partes do corpo.
A Cabeça acima está
A cabeça acima está
É usada para pensar
Olhos, boca e nariz
Para ver e respirar
Mais embaixo o coração
Que faz Tum, Tum,Tum
O umbigo está mais embaixo
E por último vêm os pés.


 ÁREA COGNITIVA

Atividades 11 – Menino ou Menina?

OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Diferenciar entre o masculino e o feminino.
Recursos: Fotos de meninos e meninas em diferentes situações, papelão grosso e papel adesivo transparente.
Descrição: Cole as fotos sobre o papelão e cubra-as com o adesivo transparente.
Coloque as fotos sobre o tapete de forma dispersa.
Deixe que as crianças as observem. Sente-se perto delas e pergunte: Esse é menino ou menina? Na medida em que respondam, coloque as fotos das meninas de um lado e as dos meninos de outro. Reforce as respostas dizendo: Sim, essa é uma menina.
Variação: Forme um círculo e jogue a bola perguntando quem pegou: você é menino ou menina?Tente ajudá-las no caso de não conseguirem responder.

ÁREA MOTORA

Atividade 13 – Seguindo o Chefe

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de imitação e a segurança dos movimentos no espaço.
Recursos: Um adulto e uma criança.
Descrição: Peça à criança que siga imitando os movimentos que você fizer.
Diferentes tipos de deslocamento:
Caminhar para os lados e para frente.
Caminhar depressa, correr.
Passar por debaixo da mesa, engatinhando.
Subir uma escada engatinhando, para as crianças menores.
Subir uma escada segurando a mão de um adulto, para as crianças maiores.

Atividade 15 – Tenho minha academia de ginástica.

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Fortalecer os músculos do corpo e aperfeiçoar as diferentes formas de deslocamento.
Recursos: Figuras geométricas de diferentes formatos, preenchidas com um material suave e preferencialmente forradas com nylon: um cubo de 60X 60 X 60 centímetros, um paralelepípedo de 60X60X100 centímetros, uma escada com degraus de 10 cm de altura e um colchonete de 120X 60 X 10 centímetros.
Descrição: Dê as crianças tempo para que desfrutem da academia de ginástica.
Peça-lhes que subam e desçam a escada, se necessário com a sua supervisão.
Sugira que deslizem pelo escorregador.
Incentive-as a dar cambalhotas.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 4° Período
ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Como é bom ouvir meu nome

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver  o apreço pelo seu nome.
Recursos: Um Xilofone
Descrição: Pronuncie o nome da criança em diferentes  tons de intensidade.
Faça-o em voz, baixa, em voz alta, rítmica, lenta ou melodiosamente.
Toque no xilofone os diferentes tons do nome da criança: Ber-nar-do.
Repita o nome da criança em voz alta batendo palmas.


Atividade 3 – Rir da tristeza

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de expressar emoções.
Recursos: Um espelho e lápis labial.
Descrição: Sente a criança nas suas pernas, cole seu rosto ao dela e olhem-se no espelho.
Pegue um espelho e faça caretas de diferentes estados de ânimo: tristeza, alegria, raiva, medo, etc. Uma vez que tenha chamado a atenção da criança, convide-a a imitá-la ou a inventar outras caretas.
Solicite à criança, quando ela estiver mais concentrada na brincadeira, que feche os olhos e pinte em você com o lápis labial um grande sorriso de palhaço.
Peça a ela para abrir os olhos: Veja minha cara de palhaço, por mais que eu queira fazer uma cara triste, o sorriso não me deixa.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 – Na história...

OBJETIVO 4 : Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a expressão verbal e a memória.
Recursos: Uma história infantil para crianças pequenas.
Descrição: Leia para a criança uma história e peça a ela que a relate. No princípio faça perguntas simples: Quem é esse? Em seguida vá aumentando o nível de complexidade das perguntas: E aqui, o que você vê?

Atividade 7 – Quero esse!

OBJETIVO 3: Comunicar as necessidades.
Objetivo Específico: Expressar desejos com duas ou mais palavras.
Recursos: Brinquedos variados de puxar: patos, carrinhos, caminhões, lagartas, tartarugas, trens, etc.
Descrição: Forme um trem com todos os brinquedos de puxar.
Convide as crianças a observar o movimento do trem e pergunte a elas com qual dos brinquedos gostariam de brincar. Mesmo quando apontem algum dos brinquedos sem dizer nada, continue perguntando até que verbalizem seu desejo com um quero esse.
Se as crianças não se decidirem, ajude-as perguntando: Você quer o caminhão ou o pato?





ÁREA COGNITIVA

Atividade 12 – Encontrar sons Iguais

OBJETIVO 4 : Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Desenvolver a discriminação auditiva.
Recursos: Seis potes, feijões, bolas de gude e areia.
Descrição: Encha dois potes com feijões, dois com areia e dois com água.
Mostre às crianças que os potes cheios com o mesmo material fazem o mesmo som, enquanto os cheios com outros materiais emitem sons diferentes.
Deixe que elas experimentem livremente com os sons.

ÁREA MOTORA 

Atividade 14 – O caminho real

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a estabilidade, a sensibilidade na planta dos pés e uma postura corporal correta.
Recursos: Uma caixa de madeira cheia de pedras do rio (pedras grandes e planas), uma esteira de bolinhas de madeira (como as utilizadas nos encostos de banco de automóveis), uma esteira plana e um tapete de pelos longos.
Descrição: Deixe que a criança se familiarize com um tipo de superfície.
Quando já estiver, alinhe os quatro tipos de superfície de forma que ela possa caminhar de uma para a outra. Tome a precaução de segurar sua mão quando for atravessar a parte dos seixos.
O cainho real pode ser concluído com uma caminhada num gramado, com os pés descalços.


Atividade 16 – Jogo com papel.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação visomotora.

Recursos: Lápis e papel
Descrição: Deixe que as crianças rasguem papel.
Entregue-lhes papel e motive-as a fazer traços, primeiro horizontais e, aproximadamente aos dois anos de idade, traços circulares.
Fonte:  ESTIMULAÇÃO PRECOCE - INTELIGENCIA EMOCIONAL E COGNITIVA - 1 A 3 ANOS - GRUPO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.