PRIMEIRO TRIMESTRE
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 13/02/2012 à 02/03/2012.
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
1 – Hora de dormir
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a
linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música
instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias,
beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.
Atividade
3 – Achei!
OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a
linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que
não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue
perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa,
diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
5 – A Caverna do Ursinho
OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a
compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança.
Faça a narração de A Caverna do ursinho
e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.
A Caverna do ursinho.
Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua
porta. (bata suavemente com o dedo
indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o
dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
9 – Encontrar o objeto escondido
OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência de objetos.
Objetivo Específico: Reforçar a noção de permanência de
objetos.
Recursos: Quatro toalhas de cores diferentes e um carro
pequeno.
Descrição: Brinque com a criança de mover o carrinho de onde
está para o seu lado.
Repita o exercício várias vezes até criar interesse pela
brincadeira. No momento que captar seu interesse, e enquanto ela o observa,
esconda o carrinho embaixo de uma das toalhas. Pergunte a ela: Onde está o
carrinho?Você pode encontrar o carrinho?
Repita a atividade utilizando as diferentes toalhas. Quando
ela se enganar na identificação da toalha, diga: O carrinho está embaixo da toalha verde. Desta forma intervimos no
desenvolvimento da linguagem.
Variação: uma vez que a criança esteja familiarizada com a
brincadeira, peça-lhe que esconda o carrinho para que você encontre.
ÁREA
MOTORA
Atividade
13 – A Casa encantada
OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.
Objetivo Específico: Aperfeiçoar os movimentos num espaço
reduzido.
Recursos: Quatro cadeiras e um lençol.
Descrição: Construa uma casa utilizando as quatro cadeiras e
o lençol. Assegure-se de deixar uma porta de entrada.
Quando as crianças estiverem dentro, levante uma extremidade
do lençol dizendo: Achei!
Repita ação caminhando ao redor da casa e levantando
novamente o lençol.
Deixe as crianças desfrutarem da repetição e do fator
surpresa.
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 05/03/2012 à 24/03/2012.
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
2: Sou uma criança
OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus
filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a
criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus
filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria
linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique
que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.
NARRAÇÃO DE QUEM SOU
EU?
Essa é a mamãe leoa
com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e
dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela
com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e
focinho.
Essa é a mamãe para
com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu
filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois
braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.
Atividade
4 – Como, como, como!
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a
comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos
alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência
trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer
sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como
atividade complementar).
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
6 – Seu Lobato
OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as
ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças
aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal,
levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que
digam seu nome e reproduzam o som que faz.
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
10 – As garrafas se movimentam.
OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Explorar as possibilidades de movimento
de garrafas plásticas grandes.
Recursos: Duas garrafas plásticas vazias de 5 litros (aquelas usadas
para engarrafar água), um tapete, fichas coloridas, cubos de madeira, bolas de
pingue-pongue, pedaços de tecido para cobrir as bocas das garrafas e 2
elásticos.
Descrição: Coloque alguns objetos pequenos dentro das
garrafas e feche as bocas com o tecido e o elástico. Coloque as garrafas sobre
o tapete e permita as crianças observar o seu interior e explorar suas
possibilidades de movimento, tanto girando-as como fazendo-as rolar.
Convide as crianças para rolar uma garrafa até a extremidade
do tapete, onde você está sentada. Após ter recebido a garrafa, diga: Agora ela
está comigo e passo-a para você.
ÁREA MOTORA
Atividade
14 – Os macaquinhos saltitantes
OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a agilidade e a força
física.
Recursos: Um tapete, um colchonete ou uma superfície suave
como um gramado.
Descrição: Ensine às crianças a canção do macaquinho. Mostre
a eles a ação de pular, cair e levantar e continuar pulando.
Cante a canção enquanto as crianças pulam, caem e assumem o
papel.
O macaquinho
Pula de um galho, já
tá no outro / o macaquinho é tão maroto
(2X)
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 26/03/2012 à 13/04/2012.
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
1 – Hora de dormir
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a
linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música
instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias,
beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.
Atividade
3 – Achei!
OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a
linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que
não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue
perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa,
diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
8 : O que João está fazendo?
OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras
crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as
para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se
estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as crianças a
fazer outros movimentos para seus amigos
compartilharem: O que João está fazendo?
Atividades
que João faz:
Tomar banho,
Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.
Atividade
5 – A Caverna do Ursinho
OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a
compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança.
Faça a narração de A Caverna do ursinho
e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.
A Caverna do ursinho.
Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua
porta. (bata suavemente com o dedo
indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o
dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)
ÁREA
MOTORA
Atividade
15 – O Pára-Quedas
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos
braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das
existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta
da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e
para baixo, sentindo a resistência do ar.
A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a
brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
11 – A Mamãe e seu bebê
OBJETIVO 3 – Diferenciar objetos conforme suas
características.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de formar
pares.
Recursos: Animais de plástico, como vacas e bezerros,
frangos e galinhas, cavalos e potros, porquinhos e porca, cabritos e caba,
elefanta com seu filhote, pata e patinhos, etc.
Descrição: Coloque os animais sobre a mesa, todos
misturados.
Peça à crianças que a ajude a juntar cada mãe com seu
filhote: Veja esses filhotes, alguns bebês estão chorando porque não encontram
sua mamãe. Você pode ajuda-los a encontrar a mãe?
Junte os pares que a criança lhe entregar e diga: Esse é o
bezerro com a sua mamãe vaca.
Uma vez identificados cada bebê e sua mãe, os animais podem
correr, pular e brincar.
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 16/04/2012 à 04/05/2012.
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
2: Sou uma criança
OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus
filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a
criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus
filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria
linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique
que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.
NARRAÇÃO DE QUEM SOU
EU?
Essa é a mamãe leoa
com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e
dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela
com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e focinho.
Essa é a mamãe para
com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu
filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois
braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.
Atividade
4 – Como, como, como!
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a
comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos
alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência
trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer
sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como
atividade complementar).
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
6 – Seu Lobato
OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as
ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças
aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal,
levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que
digam seu nome e reproduzam o som que faz.
Atividade
8 : O que João está fazendo?
OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras
crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as
para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se
estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as crianças a
fazer outros movimentos para seus amigos
compartilharem: O que João está fazendo?
Atividades
que João faz:
Tomar banho,
Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
12 : Onde está?
OBJETIVO 4 – Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Desenvolver a memória visual e a noção
de permanência de objetos.
Recursos: Três xícaras plásticas e cereais com formato de
estrela.
Descrição: Coloque na frente da criança as três xícaras de
cabeça para baixo e esconda alguns grãos do cereal debaixo da primeira xícara.
Levante, mude de posição as xícaras e motive-a para que
descubra debaixo de qual xícara está o cereal.
Repita o exercício escondendo o cereal debaixo de outra
xícara e mudando sua localização.
ÁREA MOTORA
Atividade
15 – O Pára-Quedas
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos
braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das
existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta
da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e
para baixo, sentindo a resistência do ar.
A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a
brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.