Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

Primeiro Trimestre


PRIMEIRO TRIMESTRE

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 13/02/2012 à 02/03/2012.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Hora de dormir

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias, beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.

Atividade 3 – Achei!

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa, diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 5 – A Caverna do Ursinho

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança. Faça a narração de A Caverna do ursinho e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.

A Caverna do ursinho.

Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua porta. (bata suavemente com o dedo indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)

ÁREA COGNITIVA

Atividade 9 – Encontrar o objeto escondido

OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência de objetos.
Objetivo Específico: Reforçar a noção de permanência de objetos.
Recursos: Quatro toalhas de cores diferentes e um carro pequeno.
Descrição: Brinque com a criança de mover o carrinho de onde está para o seu lado.
Repita o exercício várias vezes até criar interesse pela brincadeira. No momento que captar seu interesse, e enquanto ela o observa, esconda o carrinho embaixo de uma das toalhas. Pergunte a ela: Onde está o carrinho?Você pode encontrar o carrinho?
Repita a atividade utilizando as diferentes toalhas. Quando ela se enganar na identificação da toalha, diga: O carrinho está embaixo da toalha verde. Desta forma intervimos no desenvolvimento da linguagem.
Variação: uma vez que a criança esteja familiarizada com a brincadeira, peça-lhe que esconda o carrinho para que você encontre.

ÁREA MOTORA

Atividade 13 – A Casa encantada

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Aperfeiçoar os movimentos num espaço reduzido.
Recursos: Quatro cadeiras e um lençol.
Descrição: Construa uma casa utilizando as quatro cadeiras e o lençol. Assegure-se de deixar uma porta de entrada.
Quando as crianças estiverem dentro, levante uma extremidade do lençol dizendo: Achei!
Repita ação caminhando ao redor da casa e levantando novamente o lençol.
Deixe as crianças desfrutarem da repetição e do fator surpresa.

Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.


ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 05/03/2012 à 24/03/2012.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Sou uma criança

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a  criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.

NARRAÇÃO DE QUEM SOU EU?
Essa é a mamãe leoa com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e focinho.
Essa é a mamãe para com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.

Atividade 4 – Como, como, como!

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como atividade complementar).



ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – Seu Lobato

OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal, levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que digam seu nome e reproduzam o som que faz.


ÁREA COGNITIVA

Atividade 10 – As garrafas se movimentam.

OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Explorar as possibilidades de movimento de garrafas plásticas grandes.
Recursos: Duas garrafas plásticas vazias de 5 litros (aquelas usadas para engarrafar água), um tapete, fichas coloridas, cubos de madeira, bolas de pingue-pongue, pedaços de tecido para cobrir as bocas das garrafas e 2 elásticos.
Descrição: Coloque alguns objetos pequenos dentro das garrafas e feche as bocas com o tecido e o elástico. Coloque as garrafas sobre o tapete e permita as crianças observar o seu interior e explorar suas possibilidades de movimento, tanto girando-as como fazendo-as rolar.
Convide as crianças para rolar uma garrafa até a extremidade do tapete, onde você está sentada. Após ter recebido a garrafa, diga: Agora ela está comigo e passo-a para você.

ÁREA MOTORA  

Atividade 14 – Os macaquinhos saltitantes

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a agilidade e a força física.
Recursos: Um tapete, um colchonete ou uma superfície suave como um gramado.
Descrição: Ensine às crianças a canção do macaquinho. Mostre a eles a ação de pular, cair e levantar e continuar pulando.
Cante a canção enquanto as crianças pulam, caem e assumem o papel.

O macaquinho
Pula de um galho, já tá no outro / o macaquinho é tão maroto  (2X)

Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.


ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 26/03/2012 à 13/04/2012.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Hora de dormir

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias, beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.

Atividade 3 – Achei!

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa, diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 : O que João está fazendo?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as  crianças a fazer outros movimentos  para seus amigos compartilharem: O que João está fazendo?

 Atividades  que João faz:
Tomar banho, Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.

Atividade 5 – A Caverna do Ursinho

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança. Faça a narração de A Caverna do ursinho e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.

A Caverna do ursinho.

Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua porta. (bata suavemente com o dedo indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)

ÁREA MOTORA

Atividade 15 – O Pára-Quedas

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e para baixo, sentindo a resistência do ar.

A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.


Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 11 – A Mamãe e seu bebê

OBJETIVO 3 – Diferenciar objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de formar pares.
Recursos: Animais de plástico, como vacas e bezerros, frangos e galinhas, cavalos e potros, porquinhos e porca, cabritos e caba, elefanta com seu filhote, pata e patinhos, etc.
Descrição: Coloque os animais sobre a mesa, todos misturados.
Peça à crianças que a ajude a juntar cada mãe com seu filhote: Veja esses filhotes, alguns bebês estão chorando porque não encontram sua mamãe. Você pode ajuda-los a encontrar a mãe?
Junte os pares que a criança lhe entregar e diga: Esse é o bezerro com a sua mamãe vaca.
Uma vez identificados cada bebê e sua mãe, os animais podem correr, pular e brincar.

  
ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 16/04/2012 à 04/05/2012.


ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Sou uma criança

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a  criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.

NARRAÇÃO DE QUEM SOU EU?
Essa é a mamãe leoa com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e focinho.
Essa é a mamãe para com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.

Atividade 4 – Como, como, como!

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como atividade complementar).


ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – Seu Lobato

OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal, levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que digam seu nome e reproduzam o som que faz.

Atividade 8 : O que João está fazendo?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as  crianças a fazer outros movimentos  para seus amigos compartilharem: O que João está fazendo?

 Atividades  que João faz:
Tomar banho, Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 12 : Onde está?

OBJETIVO 4 – Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Desenvolver a memória visual e a noção de permanência de objetos.
Recursos: Três xícaras plásticas e cereais com formato de estrela.
Descrição: Coloque na frente da criança as três xícaras de cabeça para baixo e esconda alguns grãos do cereal debaixo da primeira xícara.
Levante, mude de posição as xícaras e motive-a para que descubra debaixo de qual xícara está o cereal.
Repita o exercício escondendo o cereal debaixo de outra xícara e mudando sua localização.

 ÁREA MOTORA

Atividade 15 – O Pára-Quedas

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e para baixo, sentindo a resistência do ar.

A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.


Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.