Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

Terceiro Trimestre


TERCEIRO TRIMESTRE

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 1º PERÍODO

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Você é minha mamãe?
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a identidade pessoal e a linguagem.
Recursos: Uma foto da criança, fita dupla face, bonecos de animais que representem a mamãe e sua cria (ursa e seu ursinho, canguru fêmea e seu canguruzinho, etc.), e se for possível, usar o livro Sua Mamãe é uma Lhama? De Débora Guarino.
Descrição: Interprete ou conte a história Sua mamãe é uma Lhama?, na qual um filhote de lhama pergunta a muitos animais de outras espécies se eles são sua mãe, recebendo, como seria de supor, respostas sempre negativas.
Represente a trama da história, fazendo com que  um boneco bebê, por exemplo, um bezerro, pergunte a uma égua, a uma leoa e a uma elefanta se elas são sua mamãe. Depois de muitas respostas negativas faça com que finalmente aconteça o feliz reencontro entre o filhote e sua mãe.
Cole a fotografia da criança no rosto do boneco. Repita a cena e o périplo de perguntas do bezerro: você é minha mamãe? Imagine, se você é uma criança! Finalmente, faça com que a foto pergunte a você e responda com um efusivo abraço.
Variação: Interprete ou leia para a criança a história Sempre te amarei de Debi Gliori. A história trata de uma raposa bebê que pergunta repentinamente a sua mãe se ela continuaria a gostar dele se ele transformasse num inseto, num urso pardo, num jacaré, etc. A mãe, a cada pergunta, responde que ela continuaria gostando dele da mesma forma.
No caso de não dispor dos livros, faça os bonecos atuarem, fazendo com que perguntem a ela sobre o tamanho do seu amor incondicional.
   

Atividade 4 –  Coopero quando me vestem

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Fazer a criança cooperar quando a vestem ou despem.
Descrição: Peça à criança que na hora de trocar de roupa ela tire sozinha as meias e os sapatos.
Motive-a a colocar os sapatos.
Quando for vesti-la, peça que levante a mão ou o pé para poder colocar a camiseta ou a calça.


Atividade 5 –  Aprendendo a controlar os esfíncteres.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Aprender a controlar os esfíncteres.
Recursos: Um penico ou troninho, bonecos e outras crianças maiores que sirvam de exemplo.
Descrição: Controle a hora do dia na qual a criança evacua e esvazia sua bexiga. Próximo a esse horário deixe a criança apenas com a peça íntima (cueca ou calcinha ), e logo em seguida tente sentá-lo no penico.
Convide a criança a observar outro colega maior no momento que este está sentado fazendo suas necessidades. Exemplifique para a criança a brincadeira de ensinar um boneco a se sentar no troninho.
ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – No tambor

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome de diferentes objetos do entorno.
Recursos: Uma cesta de vime, um tambor, uma almofada e brinquedos familiares (ursinho de pelúcia, pato de borracha, carrinho, etc.)
Descrição: Peça às crianças que se sentem no chão, formando um círculo.
Coloque a cesta vazia no centro do círculo e ponha os brinquedos em diferentes locais da sala.
Convide uma criança de cada vez a procurar o brinquedo nomeado na canção e colocá-lo dentro da cesta. Enquanto a criança procura o brinquedo, cante e toque o tambor, acompanhado do canto e das palmas das demais crianças que permanecem no círculo.
Variação: Esta atividade pode ser feita todos os dias, com objetos diferentes, para ampliar o vocabulário: utensílios de cozinha, ferramentas, objetos de higiene pessoal, materiais escolares, instrumentos musicais, animais de plástico, etc.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 9 – Veja como roda!

OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência, mudanças e causa e efeito.
Objetivo Específico: Desenvolver o conhecimento das leis da dinâmica.
Recursos: Carrinhos de 20cm de comprimento que rodem com facilidade, uma tesoura, uma caixa grande de papelão, uma mesa inclinada e fita adesiva.
Descrição: Recorte a caixa de papelão fazendo duas portas que possam ser abertas e fechadas. As portas deverão estar alinhadas para permitir a entrada e saída do carrinho sem dificuldade.
Construa com a ajuda das crianças, e utilizando a mesa inclinada em 20graus, uma rampa que desemboque diretamente em uma das portas da caixa.
Mostre a atividade de deixar descer o carrinho do alto da rampa, fazendo com que ele entre e saia da caixa através das portas.
Permita que as crianças desfrutem da atividade deixando o carrinho rodar em direção à caixa.
Continue a atividade fixando a porta de saída com fita dupla face, de tal forma que os carrinhos fiquem presos no interior da caixa. Deixe as crianças investigarem onde estão os carrinhos. Explique a elas a situação.
Variação: Faça com as crianças atividades variadas com os mesmos carrinhos, como: fazê-los rodar livremente dando diferentes impulsos, fazê-los chocar-se entre si e correr com um barbante.


ÁREA MOTORA

Atividade 14 – Vôo, Nado, Troto

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de deslocar-se livremente no espaço.
Descrição: Levar as crianças a um jardim ou a um parque. Imite o vôo de um pássaro, o nado de um peixe e o trote de um cavalo.
Os passarinhos
Os passarinhos que vão pelo ar
Voam,voam,voam,voam,voam
Os cavalinhos que vão pela terra
Trotam, trotam, trotam,trotam,trotam
Os peixinhos que vão pela água
Nadam,nadam,nadam,nadam,nadam
   
Atividade 16 – Jogo dos Pinos

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação visomotora.
Recursos: Oito garrafas plásticas, uma bola plástica grande, papéis coloridos e fita dupla face.
Descrição: decore as garrafas utilizando os papéis coloridos e fita dupla face.
Mostre à  criança a maneira de arremessar a bola para derrubar os pinos. A princípio faça isso sentada no chão, fazendo a bola rolar.
Explique que o objetivo é derrubar a maior quantidade possível de garrafa.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 2º Período do 3º Trimestre

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: É ou não é?

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Reconhecer diferentes partes do corpo por seu nome.
Recursos: Uma cesta e diversos objetos familiares para a criança, que pertençam a ela: uma boneca, um urso, uma colher, um prato, uma gravata do papai, um livro da mamãe, etc.
Descrição: Coloque a cesta de objetos sobre o tapete e permita que a criança explore livremente.
Sugira que durante esse processo de exploração ela pegue a boneca e pergunte: Isso é uma colher? É sua ou da mamãe?
Repita a pergunta várias vezes até captar a atenção da criança, motivando-a a responder com um sim ou um não.
Continue fazendo perguntas sobre outros objetos, algumas delas corretas e outras não.
Variação: Toque uma parte do corpo da criança e pergunte: Este nariz é seu?

Atividade 3 – Aí vem a mensagem!

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de socialização com adultos e outras crianças.
Recursos: Uma bola plástica de cor clara, um marcador e pelo menos quatro pares de mães com suas crianças.
Descrição: Peça às crianças que se sentem em círculo no chão, ficando entre as pernas de suas mães.
Faça com que todos se conheçam. O objetivo da atividade é fazer com que cada criança se relacione com todas as mães do grupo.
Dê exemplo da atividade fazendo um desenho e escrevendo uma mensagem. Faça-a rodar até o primeiro par, dizendo: Esta mensagem é para a Maria!.
Maria e a mamãe recebem a bola, lêem com surpresa a mensagem e escrevem outra, que enviam para o próximo par.
O jogo continua até que não haja mais espaço para escrever na bola.
 
ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 7 – Toc, toc! Quem é?

OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Objetivo Específico: Pronunciar os nomes dos amigos.
Recursos: Caixa grande de papelão do tamanho de uma TV na qual cortamos uma porta da altura das crianças.
Descrição: Peça a uma criança que se esconda dentro da caixa, e a outra fique em frente à porta dela.
Explique que quem está fora será a visita, baterá na porta e dirá: quem é?,abrindo um pouco a porta.            Quem está dentro reconhece o rosto do seu amigo e diz: Pode entrar José. 

ÁREA COGNITIVA

Atividade 11- A largata vai e vem

OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Estabelecer uma relação entre objetos no espaço.
Recursos: Lagarta puxada por um cordão e uma almofada.
Descrição: Mostre á criança como se movem as patas (rodas) da lagarta ao puxar o cordão. Coloque no centro do tapete uma almofada como referência e diga a ela: Olhe, está é a casa da lagarta. A lagarta sai para passear e vai muito longe de casa, pelo bosque, pelos campos, passa por montanhas. Logo sente fome e volta a casa para comer. Veja agora a lagarta está perto de sua casa.                                            Pergunta: Pode levar a lagarta perto da sua casa? Pode levá-la agora para longe da casa? 
Variação: Peça á criança que se coloque perto ou longe da lagarta.


ÁREA MOTORA  

Atividade 15- Os saquinhos

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver o controle da marcha.
Recursos: Vinte saquinhos de tecido de 15x15 centímetros preenchidos com areia ou serragem.
Descrição: Mostre ás crianças os diferentes usos dos saquinhos.           
Diferentes usos de saquinhos.
Caminhar sobre a trilha de saquinhos.                                                                                                                          Caminhar com um saquinho sobre a cabeça.
Caminhar com um saquinho em uma mão.   

Atividade 17- Joana tem fome,Joana está suja!

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a autonomia.
Recursos: Uma boneca grande de plástico, um babadouro, uma colher, alimentos pequenos (passas, uvas, cereais,etc.) escova e pasta de dentes, xampu infantil.
Descrição: Diga á criança que a boneca tem fome e que já é hora de dar comida para ela.
Ponha o babadouro na boneca e imite a ação de alimentá-la. Quando o fizer diga: Esta é pela mamãe... Esta é pelo papai... Esta por seu irmão...etc.
Variação- Uma vez venha terminado de alimentá-la, proponha á criança dar-lhe banho, lavar seu rosto e escovar seus dentes.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 3.º Período do 3º Trimestre

ÁREA SÓCIOAFETIVA



Atividade 1 – Você é minha mamãe?
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a identidade pessoal e a linguagem.
Recursos: Uma foto da criança, fita dupla face, bonecos de animais que representem a mamãe e sua cria (ursa e seu ursinho, canguru fêmea e seu canguruzinho, etc.), e se for possível, usar o livro Sua Mamãe é uma Lhama? De Débora Guarino.
Descrição: Interprete ou conte a história Sua mamãe é uma Lhama?, na qual um filhote de lhama pergunta a muitos animais de outras espécies se eles são sua mãe, recebendo, como seria de supor, respostas sempre negativas.
Represente a trama da história, fazendo com que  um boneco bebê, por exemplo, um bezerro, pergunte a uma égua, a uma leoa e a uma elefanta se elas são sua mamãe. Depois de muitas respostas negativas faça com que finalmente aconteça o feliz reencontro entre o filhote e sua mãe.
Cole a fotografia da criança no rosto do boneco. Repita a cena e o périplo de perguntas do bezerro: você é minha mamãe? Imagine, se você é uma criança! Finalmente, faça com que a foto pergunte a você e responda com um efusivo abraço.
Variação: Interprete ou leia para a criança a história Sempre te amarei de Debi Gliori. A história trata de uma raposa bebê que pergunta repentinamente a sua mãe se ela continuaria a gostar dele se ele transformasse num inseto, num urso pardo, num jacaré, etc. A mãe, a cada pergunta, responde que ela continuaria gostando dele da mesma forma.
No caso de não dispor dos livros, faça os bonecos atuarem, fazendo com que perguntem a ela sobre o tamanho do seu amor incondicional.
   

Atividade 4 –  Coopero quando me vestem

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Fazer a criança cooperar quando a vestem ou despem.
Descrição: Peça à criança que na hora de trocar de roupa ela tire sozinha as meias e os sapatos.
Motive-a a colocar os sapatos.
Quando for vesti-la, peça que levante a mão ou o pé para poder colocar a camiseta ou a calça.


Atividade 5 –  Aprendendo a controlar os esfíncteres.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Aprender a controlar os esfíncteres.
Recursos: Um penico ou troninho, bonecos e outras crianças maiores que sirvam de exemplo.
Descrição: Controle a hora do dia na qual a criança evacua e esvazia sua bexiga. Próximo a esse horário deixe a criança apenas com a peça íntima (cueca ou calcinha ), e logo em seguida tente sentá-lo no penico.
Convide a criança a observar outro colega maior no momento que este está sentado fazendo suas necessidades. Exemplifique para a criança a brincadeira de ensinar um boneco a se sentar no troninho.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 – Quero ir ao banheiro

OBJETIVO 3 – Comunicar as necessidades.
Objetivo Específico: Expressar a necessidade de ir ao banheiro.
Recursos: Troninhos e bebês de plástico.
Descrição: Convide as crianças para brincar com os bebês de plástico. Dramatize situações do dia-a-dia, como tomar banho na bacia, trocar de roupa, tomar a mamadeira e pedir para ser levado ao troninho.
Faça o boneco dizer: Quero ir ao banheiro, pode me levar ao troninho?
Motive as crianças para que ela também faça o seu boneco falar e responder as perguntas.
Pergunte às crianças: O que vocês dizem quando querem ir ao banheiro? Comemore as respostas das crianças com aplausos e abraços.

Atividade 9 – Para que serve?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Relacionar o nome de um objeto com seu uso.
Recursos: Uma caixa de papelão, um urso de pelúcia e objetos variados, como um corbertor, uma toalha, uma colher, um pente, uma escova de dentes e um carrinho.
Descrição: Coloque todos os objetos dentro da caixa.
Peça as crianças para sentarem no chão em círculo. Mostrando a elas a caixa e um dos objetos, diga em tom de surpresa: Vejam o que tenho aqui! Sabem para que serve isso?
Deixe que explorem e toquem o objeto, se as crianças manifestarem esse desejo. Ajude-os a fazer mímica do uso do objeto.
Motive-as a nomear o objeto, e dizer para que ele serve. Exemplifique você a  atividade:
A colher serve para..................................comer
O urso é para...........................................brincar
A toalha serve para.................................secar

 ÁREA COGNITIVA

Atividades 12 – De quem é?
OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Relacionar objetos com seus donos.
Recursos: Objetos que pertencem ao bebê, ao pai e à mãe, por exemplo: mamadeira,boné,chaves do carro,camisa,carteira,cachecol,blusa, bolsa, brinquedo,etc.
Descrição: Coloque os objetos dentro de uma caixa ou maleta.
Sente-se perto da criança e deixe que ela retire os objetos da caixa e os manuseie livremente. À medida que realiza essa ação, pergunte a ela: De quem é isso?Espere a resposta; se esta não vier, insista: Isso é do papai?
Agrupe os objetos segundo seu dono. Quando estiver terminada a classificação, volte a perguntar: De quem são essas coisas?


ÁREA MOTORA

Atividade 14 – Vôo, Nado, Troto

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de deslocar-se livremente no espaço.
Descrição: Levar as crianças a um jardim ou a um parque. Imite o vôo de um pássaro, o nado de um peixe e o trote de um cavalo.
Os passarinhos
Os passarinhos que vão pelo ar
Voam,voam,voam,voam,voam
Os cavalinhos que vão pela terra
Trotam, trotam, trotam,trotam,trotam
Os peixinhos que vão pela água
Nadam,nadam,nadam,nadam,nadam


Atividade 17- Joana tem fome,Joana está suja!

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a autonomia.
Recursos: Uma boneca grande de plástico, um babadouro, uma colher, alimentos pequenos (passas, uvas, cereais,etc.) escova e pasta de dentes, xampu infantil.
Descrição: Diga á criança que a boneca tem fome e que já é hora de dar comida para ela.
Ponha o babadouro na boneca e imite a ação de alimentá-la. Quando o fizer diga: Esta é pela mamãe... Esta é pelo papai... Esta por seu irmão...etc.
Variação- Uma vez venha terminado de alimentá-la, proponha á criança dar-lhe banho, lavar seu rosto e escovar seus dentes.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 4º Período do 3º Trimestre.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: É ou não é?

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Reconhecer diferentes partes do corpo por seu nome.
Recursos: Uma cesta e diversos objetos familiares para a criança, que pertençam a ela: uma boneca, um urso, uma colher, um prato, uma gravata do papai, um livro da mamãe, etc.
Descrição: Coloque a cesta de objetos sobre o tapete e permita que a criança explore livremente.
Sugira que durante esse processo de exploração ela pegue a boneca e pergunte: Isso é uma colher? É sua ou da mamãe?
Repita a pergunta várias vezes até captar a atenção da criança, motivando-a a responder com um sim ou um não.
Continue fazendo perguntas sobre outros objetos, algumas delas corretas e outras não.
Variação: Toque uma parte do corpo da criança e pergunte: Este nariz é seu?

Atividade 3 – Aí vem a mensagem!

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de socialização com adultos e outras crianças.
Recursos: Uma bola plástica de cor clara, um marcador e pelo menos quatro pares de mães com suas crianças.
Descrição: Peça às crianças que se sentem em círculo no chão, ficando entre as pernas de suas mães.
Faça com que todos se conheçam. O objetivo da atividade é fazer com que cada criança se relacione com todas as mães do grupo.
Dê exemplo da atividade fazendo um desenho e escrevendo uma mensagem. Faça-a rodar até o primeiro par, dizendo: Esta mensagem é para a Maria!.
Maria e a mamãe recebem a bola, lêem com surpresa a mensagem e escrevem outra, que enviam para o próximo par.
O jogo continua até que não haja mais espaço para escrever na bola.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 – Quero ir ao banheiro

OBJETIVO 3 – Comunicar as necessidades.
Objetivo Específico: Expressar a necessidade de ir ao banheiro.
Recursos: Troninhos e bebês de plástico.
Descrição: Convide as crianças para brincar com os bebês de plástico. Dramatize situações do dia-a-dia, como tomar banho na bacia, trocar de roupa, tomar a mamadeira e pedir para ser levado ao troninho.
Faça o boneco dizer: Quero ir ao banheiro, pode me levar ao troninho?
Motive as crianças para que ela também faça o seu boneco falar e responder as perguntas.
Pergunte às crianças: O que vocês dizem quando querem ir ao banheiro? Comemore as respostas das crianças com aplausos e abraços.


Atividade 9 – Para que serve?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Relacionar o nome de um objeto com seu uso.
Recursos: Uma caixa de papelão, um urso de pelúcia e objetos variados, como um corbertor, uma toalha, uma colher, um pente, uma escova de dentes e um carrinho.
Descrição: Coloque todos os objetos dentro da caixa.
Peça as crianças para sentarem no chão em círculo. Mostrando a elas a caixa e um dos objetos, diga em tom de surpresa: Vejam o que tenho aqui! Sabem para que serve isso?
Deixe que explorem e toquem o objeto, se as crianças manifestarem esse desejo. Ajude-os a fazer mímica do uso do objeto.
Motive-as a nomear o objeto, e dizer para que ele serve. Exemplifique você a  atividade:
A colher serve para..................................comer
O urso é para...........................................brincar
A toalha serve para.................................secar

ÁREA COGNITIVA

Atividade 13 – Qual é o par?
OBJETIVO 4 : Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Desenvolver a  capacidade de formar pares conforme as características do objeto.
Recursos: Encaixes de madeira (triângulos, quadrados,círculos,etc.). Pode-se construir os encaixes em caixas de papelão grosso e as figuras com tampas e frascos de xampu.
Descrição: Permita que a criança explore livremente o brinquedo. É provável que o examine, sugue e em seguida tente introduzir cada peça e seu correspondente orifício.

ÁREA MOTORA 

Atividade 15- Os saquinhos

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver o controle da marcha.
Recursos: Vinte saquinhos de tecido de 15x15 centímetros preenchidos com areia ou serragem.
Descrição: Mostre ás crianças os diferentes usos dos saquinhos.           
Diferentes usos de saquinhos.
Caminhar sobre a trilha de saquinhos.                                                                                                                          Caminhar com um saquinho sobre a cabeça.
Caminhar com um saquinho em uma mão.

Atividade 17- Joana tem fome,Joana está suja!

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Desenvolver a autonomia.
Recursos: Uma boneca grande de plástico, um babadouro, uma colher, alimentos pequenos (passas, uvas, cereais,etc.) escova e pasta de dentes, xampu infantil.
Descrição: Diga á criança que a boneca tem fome e que já é hora de dar comida para ela.
Ponha o babadouro na boneca e imite a ação de alimentá-la. Quando o fizer diga: Esta é pela mamãe... Esta é pelo papai... Esta por seu irmão...etc. / Variação- Uma vez venha terminado de alimentá-la, proponha á criança dar-lhe banho, lavar seu rosto e escovar seus dentes.

Fonte: Estimulação Precoce - Inteligência Emocional e Cognitiva de 1 a 3 - ANOS - GRUPO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.