Área
SÓcioafetiva
Atividade 3- O corpo.
Objetivo- Desenvolver o autoconhecimento e a
auto-imagem.
Objetivo Especifico- Conhecer o próprio corpo.
Recursos- Rimas.
Descrição- Faça essa atividade cada vez que for
vestir a criança. Nomeie alguma parte do corpo e diga em voz alta: Seu dedo
adoro o seu dedo. Depois de dizer isso beije o dedo (ou qualquer outra parte
nomeada).
* Essa atividade pode ser complementada com jogos de dedos ou outras rimas.
* Essa atividade pode ser complementada com jogos de dedos ou outras rimas.
Esse dedinho.
Esse dedinho comprou um ovinho, (pegando o dedo mindinho)
Esse dedinho o cozinhou, (pegando o dedo
anular)
Esse dedinho colocou sal, (pegando o dedo médio)
Esse dedinho tirou a casca, (pegando o dedo indicador)
E esse dedo guloso o comeu, (pegando o polegar)
O açougue
“Quando for comprar carne,
não compre nem aqui,
nem ali, nem acolá,
Mas sim somente aqui”.
(Deite a criança de
barriga para cima, ao dizer a ultima frase toque com o indicador uma parte do
corpo do bebê, fazendo-o sorrir).
A formiguinha
Põe, põe dinheirinho (Pegue
a mão do bebê e toque
No meu bolsinho repetidamente a palma da sua mão
Põe, põe dinheirinho com a
ponta do dedo).
No meu bolsinho.
Atividade 4- O jogo de
imitar.
Objetivo- Desenvolver a
capacidade de socialização.
Objetivo Especifico- Aprender a imitar os gestos dos
outros.
Recursos- Gestos, mímicas e estalidos.
Descrição- Faça carretas engraçadas na frente
do bebê: ponha a língua para fora, abra a boca, faça estalos com a boca, abra e
fecha os olhos.
* Seja repetitivo nos seus gestos para dar á criança a oportunidade de imitá-la e desfrutar daquilo que você faz.
*Esteja atento a qualquer resposta do bebê e reforce-a imediatamente.
* Seja repetitivo nos seus gestos para dar á criança a oportunidade de imitá-la e desfrutar daquilo que você faz.
*Esteja atento a qualquer resposta do bebê e reforce-a imediatamente.
Atividade 2- O jogo do espelho.
Objetivo- Desenvolver o autoconhecimento e a
auto-imagem.
Objetivo Específico- Promover o sorriso e o conhecimento
do corpo.
Recursos- Um espelho grande de chão.
Descrição- Sente a criança nas suas pernas,
cole a bochecha dela na sua e olhem-se no espelho.
* Tampe com a sua
mão os olhos do bebê, mantendo seus dedos ligeiramente entreabertos para que
Lea possa olhar-se no espelho.
* Pergunte onde está a criança e onde está a mamãe.
Responda você mesma com voz de surpresa: Aqui está!
* Faça carreta
de vários tipos, refletidas no espelho para que a criança as imite. Abra sua
boca e mantenha-a assim por uns segundos até que ela imite, esfregue sua
bochecha contra a Dele, jogue beijos, estale os lábios.
* Nomeie uma parte do corpo e peça a ela, sem deixar
de olhar no espelho, que a toque com a mão. Festeje suas respostas. Essa
atividade pode ser feita com a canção do quiriquiqui.
Canção do Quiriquiqui
Damos um volta na casinha, Quiriquiqui.
Ponha a mão na
cabeçinha, Quiriquiqui.
Ponha sua mão
na boquinha, Quiriquiqui.
Demos uma volta na casinha, Quiriquiqui. / Ponha sua mão na orelhinha, Quiriquiqui.
Atividade 3- Pegando o bebê.
Objetivo- Desenvolver a capacidade de
socialização.
Objetivo Específico- Desenvolver a interação e a
imitação.
Recursos- Abraços e beijos.
Descrição- Deite a criança, anuncie que você
vai pegá-la para comer uma parte do seu corpo.
* Aproxime-se como se fosse em câmera lenta, alongando
o mais possível a cena e dando á criança tempo para concentrar-se e desfrutar
da atividade.
Falhe em algumas das tentativas, caindo no chão ou indo na direção errada. * Abrace-a fortemente e diga a ela: Te peguei! Beije aquela parte do corpo que você disse que iria comer imitando sons como nham, nham.
Falhe em algumas das tentativas, caindo no chão ou indo na direção errada. * Abrace-a fortemente e diga a ela: Te peguei! Beije aquela parte do corpo que você disse que iria comer imitando sons como nham, nham.
Área
de linguagem
Atividade 7- O boneco falante 1.
Objetivo- Desenvolver na criança a capacidade
de percepção e diferenciação dos sons.
Objetivo Específico- Familiarizar a criança com a
linguagem.
Recursos- O boneco favorito da criança.
Descrição- Ofereça a criança um boneco lavável,
preferencialmente de tecido. Coloque-o no berço para criar interesse pelo boneco.
* Faça com que o boneco fale num tom de voz
particular, distinto do seu tom normal de voz, de diferentes distâncias e
locais do quarto.
Varie o tom de voz assegurando-se de que a criança se divirta e a escute perfeitamente. * Reforme cada som que a criança emita, respondendo para ela com seu olhar, carinhos e palavras.
Varie o tom de voz assegurando-se de que a criança se divirta e a escute perfeitamente. * Reforme cada som que a criança emita, respondendo para ela com seu olhar, carinhos e palavras.
Atividade 6- O boneco falante 2.
Objetivo- Desenvolver na criança a capacidade
de percepção e diferenciação de sons.
Objetivo Específico- Desenvolver a concentração e
interesse pela interação verbal
Recursos- O boneco favorito da criança.
Descrição- Aproxime o boneco da criança e
faça-o falar e cantar em diferentes tons e timbres de voz. Utilize nalgumas
vezes uma voz suave e noutras uma voz grave.
Pimpão é um
palhaço.
Eu sou um palhacinho
pimpão, pimpão
Tenho um nariz de pimentão.
Amiguinho, venha
aqui
Para ver a careta que a mamãe vai fazer. Cantar 2 x
(papai).
Cavalinho
branco.
Cavalinho branco,
Tenho, tenho,
tenho
Me leve daqui,
Você não tem, tem nada
Me leve para a terra
onde nasci.
Tenho três ovelhas no
pasto.
Uma me dá leite,outra me dá lã,outra me dá
manteiga Todas as manhas
Atividade 8- Achei a mamãe!
Objetivo- Desenvolver a emissão de sons e a
expressão verbal e não-verbal.
Objetivo Específico- Promover a interação verbal.
Recursos- Toalha ou lenço.
Descrição- Use uma toalha ou lenço para
esconder-se e peça ao bebe para que a chame. Pergunte: Onde esta a mamãe?Quando
o bebe responder com um som diga: Estou aqui.
Área cognitiva
Atividade 9- Ver, ver.
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os
fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Fixar a visão em um objeto a seguir
sua trajetória.
Recursos- Um móbile com uma figura de um rosto
humano.
Descrição- Coloque o móbile sobre o berço e
movimenta-o lentamente para que a criança possa seguir sua trajetória.
Atividade 10- Escutar, Escutar.
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os
fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Desenvolvera capacidade de localizar
sons.
Recursos- A voz da mamãe ou qualquer objeto
que emita sons agradáveis, como um sino ou um chocalho.
Descrição- Emita sons de diferentes locais do
quarto, dando á criança a oportunidade de encontrar a localização exata da
fonte do som.
Atividade 9- Os brinquedos escondidos continuam existindo.
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os
fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Promover o desenvolvimento da noção
de permanência.
Recursos- Qualquer objeto que seja atrativo
para a criança.
Descrição- Esconda parcialmente um objeto e
pergunte a onde ele está. Á medida que a criança desenvolve a noção de
permanência, esconda o objeto totalmente.
Atividade 10- Se você soltar, ele cai!
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os
fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Desenvolver no bebê a noção de causa
e efeito.
Recursos- Qualquer objeto que possa cair sem
quebrar.
Descrição- Deixe que a criança desfrute da
experiência de soltar um objeto a partir do berço e observe atentamente sua
queda. Desenvolva a ela o brinquedo para que repita várias vezes a ação.
Em breve as fotos no Blog do CEI Tia Flor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.