Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estimulando os menores


Área SÓcioafetiva
Atividade 3- O corpo.
Objetivo- Desenvolver o autoconhecimento e a auto-imagem.
Objetivo Especifico- Conhecer o próprio corpo.
Recursos- Rimas.
Descrição- Faça essa atividade cada vez que for vestir a criança. Nomeie alguma parte do corpo e diga em voz alta: Seu dedo adoro o seu dedo. Depois de dizer isso beije o dedo (ou qualquer outra parte nomeada).        
* Essa atividade pode ser complementada com jogos de dedos ou outras rimas.
Esse dedinho.
Esse dedinho comprou um ovinho,         (pegando o dedo mindinho)            
 Esse dedinho o cozinhou,                          (pegando o dedo anular)              
 Esse dedinho colocou sal,                          (pegando o dedo médio)             
 Esse dedinho tirou a casca,                        (pegando o dedo indicador)             
 E esse dedo guloso o comeu,                     (pegando o polegar)
O açougue
“Quando for comprar carne,
 não compre nem aqui,
 nem ali, nem acolá,
 Mas sim somente aqui”.                                                                                    
(Deite a criança de barriga para cima, ao dizer a ultima frase toque com o indicador uma parte do corpo do bebê, fazendo-o sorrir).
A formiguinha
Põe, põe dinheirinho                    (Pegue a mão do bebê e toque                                                             No meu bolsinho                                repetidamente a palma da sua mão                                                            Põe, põe dinheirinho                                   com a ponta do dedo).                                                                                No meu bolsinho.


Atividade 4- O jogo de imitar.
Objetivo- Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Especifico- Aprender a imitar os gestos dos outros.
Recursos- Gestos, mímicas e estalidos.
Descrição- Faça carretas engraçadas na frente do bebê: ponha a língua para fora, abra a boca, faça estalos com a boca, abra e fecha os olhos.         
* Seja repetitivo nos seus gestos para dar á criança a oportunidade de imitá-la e desfrutar daquilo que você faz.                                                                 
*Esteja atento a qualquer resposta do bebê e reforce-a imediatamente.

Atividade 2- O jogo do espelho.
Objetivo- Desenvolver o autoconhecimento e a auto-imagem.
Objetivo Específico- Promover o sorriso e o conhecimento do corpo.
Recursos- Um espelho grande de chão.
Descrição- Sente a criança nas suas pernas, cole a bochecha dela na sua e olhem-se no espelho.                                                                                              
 * Tampe com a sua mão os olhos do bebê, mantendo seus dedos ligeiramente entreabertos para que Lea possa olhar-se no espelho.                  
* Pergunte onde está a criança e onde está a mamãe. Responda você mesma com voz de surpresa: Aqui está!                                                                 
 * Faça carreta de vários tipos, refletidas no espelho para que a criança as imite. Abra sua boca e mantenha-a assim por uns segundos até que ela imite, esfregue sua bochecha contra a Dele, jogue beijos, estale os lábios.        
* Nomeie uma parte do corpo e peça a ela, sem deixar de olhar no espelho, que a toque com a mão. Festeje suas respostas. Essa atividade pode ser feita com a canção do quiriquiqui.
Canção do Quiriquiqui
Damos um volta na casinha, Quiriquiqui.                                                                    
 Ponha a mão na cabeçinha, Quiriquiqui.                                                                
 Ponha sua mão na boquinha, Quiriquiqui.                                                              
Demos uma volta na casinha, Quiriquiqui. /  Ponha sua mão na orelhinha, Quiriquiqui.
Atividade 3- Pegando o bebê.
Objetivo- Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico- Desenvolver a interação e a imitação.
Recursos- Abraços e beijos.
Descrição- Deite a criança, anuncie que você vai pegá-la para comer uma parte do seu corpo.                                                                                                      
* Aproxime-se como se fosse em câmera lenta, alongando o mais possível a cena e dando á criança tempo para concentrar-se e desfrutar da atividade. 
Falhe em algumas das tentativas, caindo no chão ou indo na direção errada.                                                                                                                      * Abrace-a fortemente e diga a ela: Te peguei! Beije aquela parte do corpo que você disse que iria comer imitando sons como nham, nham.                                                                                        
                                            


Área de linguagem


Atividade 7- O boneco falante 1.
Objetivo- Desenvolver na criança a capacidade de percepção e diferenciação dos sons.
Objetivo Específico- Familiarizar a criança com a linguagem.
Recursos- O boneco favorito da criança.
Descrição- Ofereça a criança um boneco lavável, preferencialmente de tecido. Coloque-o no berço para criar interesse pelo boneco.                                
* Faça com que o boneco fale num tom de voz particular, distinto do seu tom normal de voz, de diferentes distâncias e locais do quarto.
Varie o tom de voz assegurando-se de que a criança se divirta e a escute perfeitamente.                                                                                                                  * Reforme  cada som que a criança emita, respondendo para ela com seu olhar, carinhos  e palavras.

Atividade 6- O boneco falante 2.
Objetivo- Desenvolver na criança a capacidade de percepção e diferenciação de sons.
Objetivo Específico- Desenvolver a concentração e interesse pela interação verbal
Recursos- O boneco favorito da criança.
Descrição- Aproxime o boneco da criança e faça-o falar e cantar em diferentes tons e timbres de voz. Utilize nalgumas vezes uma voz suave e noutras uma voz grave.
Pimpão é um palhaço.
Eu sou um palhacinho pimpão, pimpão                                                                       
 Tenho um nariz de pimentão.                                                                  
Amiguinho, venha aqui                                                                                                 
 Para ver a careta que a mamãe vai fazer.            Cantar 2 x (papai).
Cavalinho branco.
Cavalinho branco,                                                   
Tenho, tenho, tenho                      
Me leve daqui,                                                     
 Você não tem, tem nada                      
Me leve para a terra onde nasci.                   
Tenho três ovelhas no pasto.
  Uma me dá leite,outra me dá lã,outra me dá manteiga Todas as manhas
  
Atividade 8- Achei a mamãe!
Objetivo- Desenvolver a emissão de sons e a expressão verbal e não-verbal.
Objetivo Específico- Promover a interação verbal.
Recursos- Toalha ou lenço.
Descrição- Use uma toalha ou lenço para esconder-se e peça ao bebe para que a chame. Pergunte: Onde esta a mamãe?Quando o bebe responder com um som diga: Estou aqui.




                      Área cognitiva
Atividade 9- Ver, ver.
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Fixar a visão em um objeto a seguir sua trajetória.
Recursos- Um móbile com uma figura de um rosto humano.
Descrição- Coloque o móbile sobre o berço e movimenta-o lentamente para que a criança possa seguir sua trajetória.


Atividade 10- Escutar, Escutar.
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Desenvolvera capacidade de localizar sons.
Recursos- A voz da mamãe ou qualquer objeto que emita sons agradáveis, como um sino ou um chocalho.
Descrição- Emita sons de diferentes locais do quarto, dando á criança a oportunidade de encontrar a localização exata da fonte do som.


Atividade 9- Os brinquedos escondidos continuam existindo.
Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Promover o desenvolvimento da noção de permanência.
Recursos- Qualquer objeto que seja atrativo para a criança.
Descrição- Esconda parcialmente um objeto e pergunte a onde ele está. Á medida que a criança desenvolve a noção de permanência, esconda o objeto totalmente.


Atividade 10- Se você soltar, ele cai!
 Objetivo- Conhecer as pessoas, o entorno e os fenômenos naturais.
Objetivo Específico- Desenvolver no bebê a noção de causa e efeito.
Recursos- Qualquer objeto que possa cair sem quebrar.
Descrição- Deixe que a criança desfrute da experiência de soltar um objeto a partir do berço e observe atentamente sua queda. Desenvolva a ela o brinquedo para que repita várias vezes a ação.

Em breve as fotos no Blog do CEI Tia Flor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.