O desenvolvimento de uma criança certamente depende de muitos fatores e as descobertas resultantes de pesquisas científicas, contribuem cada vez mais para que a saúde infantil seja protegida. Parece que a dívida social do nosso pais começa a ser considerada: muitos programas tem sido criados para dar assistência às famílias carentes, combater a desnutrição e as doenças infantis. Entretanto, o desenvolvimento integral de uma criança compreende também aspectos referentes a fatores emocionais, sociais e intelectuais dos quais dependerá a qualidade de vida que terá. A saúde integral, aquela que abrange a saúde emocional e intelectual, precisa ser bem cultivada desde a primeira infância para que o jovem e o adulto no qual a criança irá se transformar, cheguem a ser cidadãos felizes e equilibrados.
A ADEQUAÇÃO DOS ESTÍMULOS
A nutrição emocional e intelectual de uma criança é tão importante quanto sua alimentação. Da mesma forma que submeter uma criança a esforços físicos, inadequados ao seu tamanho, pode ser prejudicial, submetê-la a estresses emocionais ou intelectuais será expô-la a alterações de personalidade e, por outro lado, privá-la de determinadas estimulações poderá significar a privação do desenvolvimento intelectual e psicomotor.
Hoje sabemos que o bebê, ainda no ventre da mãe, já é suscetível a influências externas e que até os macacos precisam de afeto. Pesquisas do Prof. Dr. Enzo Azi demonstraram algumas conseqüências da carência afetiva na infância:
Efeitos físicos: indiferença, fraca reação a estímulos, falta de apetite, pouco aumento de peso e palidez.
Efeitos emocionais: deficiência emocional, inclinação à esquizofrenia, conduta anti-social, agressão hostil, incapacidade para entender e aceitar limitações, incapacidade para dar e receber afeto e insegurança na adaptação ao meio.
Efeitos intelectuais: rebaixamento de Q.I. por falta de estímulo e motivação. Não vamos aqui discutir as razões que podem levar uma criança a sentir carência afetiva, mas vamos abordar esta questão em dois de seus múltiplos aspectos: a criança que não recebe por parte do adulto a atenção que necessita e a criança que não tem um adulto competente para interagir com ela.
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