Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

terça-feira, 17 de abril de 2012

Mais atividades


ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 16/04/2012 à 04/05/2012.


ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Sou uma criança

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a  criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.

NARRAÇÃO DE QUEM SOU EU?
Essa é a mamãe leoa com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e focinho.
Essa é a mamãe para com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.

Atividade 4 – Como, como, como!

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como atividade complementar).


ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – Seu Lobato

OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal, levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que digam seu nome e reproduzam o som que faz.

Atividade 8 : O que João está fazendo?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as  crianças a fazer outros movimentos  para seus amigos compartilharem: O que João está fazendo?

 Atividades  que João faz:
Tomar banho, Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 12 : Onde está?

OBJETIVO 4 – Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Desenvolver a memória visual e a noção de permanência de objetos.
Recursos: Três xícaras plásticas e cereais com formato de estrela.
Descrição: Coloque na frente da criança as três xícaras de cabeça para baixo e esconda alguns grãos do cereal debaixo da primeira xícara.
Levante, mude de posição as xícaras e motive-a para que descubra debaixo de qual xícara está o cereal.
Repita o exercício escondendo o cereal debaixo de outra xícara e mudando sua localização.

 ÁREA MOTORA

Atividade 15 – O Pára-Quedas

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e para baixo, sentindo a resistência do ar.

A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.


Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.