ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 05/03/2012 à 24/03/2012.
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
2: Sou uma criança
OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus
filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a
criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus
filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria
linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique
que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.
NARRAÇÃO DE QUEM SOU
EU?
Essa é a mamãe leoa
com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e
dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela
com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e
focinho.
Essa é a mamãe para
com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu
filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois
braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.
Atividade
4 – Como, como, como!
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a
comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos
alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência
trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer
sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como
atividade complementar).
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
6 – Seu Lobato
OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as
ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças
aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal,
levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que
digam seu nome e reproduzam o som que faz.
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
10 – As garrafas se movimentam.
OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Explorar as possibilidades de movimento
de garrafas plásticas grandes.
Recursos: Duas garrafas plásticas vazias de 5 litros (aquelas usadas
para engarrafar água), um tapete, fichas coloridas, cubos de madeira, bolas de
pingue-pongue, pedaços de tecido para cobrir as bocas das garrafas e 2
elásticos.
Descrição: Coloque alguns objetos pequenos dentro das
garrafas e feche as bocas com o tecido e o elástico. Coloque as garrafas sobre
o tapete e permita as crianças observar o seu interior e explorar suas
possibilidades de movimento, tanto girando-as como fazendo-as rolar.
Convide as crianças para rolar uma garrafa até a extremidade
do tapete, onde você está sentada. Após ter recebido a garrafa, diga: Agora ela
está comigo e passo-a para você.
ÁREA MOTORA
Atividade
14 – Os macaquinhos saltitantes
OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a agilidade e a força
física.
Recursos: Um tapete, um colchonete ou uma superfície suave
como um gramado.
Descrição: Ensine às crianças a canção do macaquinho. Mostre
a eles a ação de pular, cair e levantar e continuar pulando.
Cante a canção enquanto as crianças pulam, caem e assumem o
papel.
O macaquinho
Pula de um galho, já
tá no outro / o macaquinho é tão maroto
(2X)
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
Fonte: Estimulação Precoce - 1 a 3 anos.
As fotos destas atividades poderão ser conferidas no site: www.ceitiaflor.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.