Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

quarta-feira, 7 de março de 2012

Novas atividades para 3 semanas


ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 05/03/2012 à 24/03/2012.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Sou uma criança

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal.
Recursos: Ilustrações de diferentes animais com seus filhotes. Fotos de outras crianças recortadas de revistas.
Descrição: Lei para a  criança a narração de Quem sou? Diga a ela que os animais têm seus filhotes e que esses filhotes são muito diferentes de acordo com cada espécie.
Explique que os animais comunicam-se cada um com sua própria linguagem. Os seres humanos falam, os cachorros latem, os leões rugem, etc.
Mostre diferentes sons onomatopéicos.
Mostre, finalmente, fotografias de outras crianças. Explique que as crianças têm cada uma suas famílias, seus amigos e seus brinquedos.

NARRAÇÃO DE QUEM SOU EU?
Essa é a mamãe leoa com seu filhote. Os leões fazem roarrr(rugido). Os leões têm juba, cauda e dentes grandes.
Essa é a mamãe cadela com seu filhote. Os cachorros fazem au-au. Os cachorros têm rabo, orelhas e focinho.
Essa é a mamãe para com seu filhote. Os patos fazem quac. Os patos tem asas e bico.
E essa sou eu com meu filhinho. As mamães fazem smac(beijo). Os bebezinhos têm duas mãos, dois braços, dois pés, duas pernas e uma cabeça.

Atividade 4 – Como, como, como!

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a coordenação motora.
Recursos: Prato de comida, colher.
Descrição: Sente a criança no seu cadeirão e motive-a a comer sozinha com uma colher. Com certeza ela se sujará, derramará parte dos alimentos e demorará a refeição, porém esse investimento de tempo e paciência trará frutos ao desenvolvimento integral da criança.
Ponha no seu prato diferentes alimentos que ela possa comer sozinha com as mãos: arroz integral, cereais, passas, palitos de cenoura (como atividade complementar).



ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – Seu Lobato

OBJETIVO 2 : Melhorar a pronúncia.
Objetivo Específico: Aprender o nome de animais.
Recursos: Ilustrações dos animais da canção.
Descrição: Cante a canção do seu Lobato mostrando as ilustrações dos animais. Repita a canção algumas vezes até que as crianças aprendam a melodia e o ritmo dela.
Finalmente, cante a canção sem pronunciar o nome do animal, levantando e mostrando a ilustração desse para que as próprias crianças é que digam seu nome e reproduzam o som que faz.


ÁREA COGNITIVA

Atividade 10 – As garrafas se movimentam.

OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Explorar as possibilidades de movimento de garrafas plásticas grandes.
Recursos: Duas garrafas plásticas vazias de 5 litros (aquelas usadas para engarrafar água), um tapete, fichas coloridas, cubos de madeira, bolas de pingue-pongue, pedaços de tecido para cobrir as bocas das garrafas e 2 elásticos.
Descrição: Coloque alguns objetos pequenos dentro das garrafas e feche as bocas com o tecido e o elástico. Coloque as garrafas sobre o tapete e permita as crianças observar o seu interior e explorar suas possibilidades de movimento, tanto girando-as como fazendo-as rolar.
Convide as crianças para rolar uma garrafa até a extremidade do tapete, onde você está sentada. Após ter recebido a garrafa, diga: Agora ela está comigo e passo-a para você.

ÁREA MOTORA  

Atividade 14 – Os macaquinhos saltitantes

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver a agilidade e a força física.
Recursos: Um tapete, um colchonete ou uma superfície suave como um gramado.
Descrição: Ensine às crianças a canção do macaquinho. Mostre a eles a ação de pular, cair e levantar e continuar pulando.
Cante a canção enquanto as crianças pulam, caem e assumem o papel.

O macaquinho
Pula de um galho, já tá no outro / o macaquinho é tão maroto  (2X)

Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.

Fonte: Estimulação Precoce - 1 a 3 anos.

As fotos destas atividades poderão ser conferidas no site: www.ceitiaflor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.