ÁREA SÓCIOAFETIVA
Atividade
1 – Massagem dos dedos e mãos
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal, a
segurança pessoal, e a capacidade de interiorização.
Recursos: Óleo de essência de camomila, amêndoa, rosa,
lavanda ou eucalipto, diluído em óleo base.
Descrição: Cuide para que a temperatura ambiente seja
agradável. Tire anéis e relógios.
Sente a criança entre suas pernas, cole seu rosto ao dela e
olhem-se no espelho. Unte as mãos com óleo preparado e esfregue-as
vigorosamente para aquece-las. Deite a criança sobre uma toalha colocada sobre
a cama. A toalha é útil para cobrir a criança após o término da massagem, e
deixa-a pronta caso de ela esvaziar a bexiga repentinamente.
Fixe o olhar no dela e diga-lhe que vai massagear seus
dedos. Comece pouco a pouco e atente as reações de aceitação ou rejeição.
Recorde que a criança nunca deve ser forçada.
Comece pelo polegar em seguida o indicador, médio, anular e
mínimo. Assim que terminar com uma mão passe para a outra e, finalmente aos pés.
A ENERGIA DO UNIVERSO
EM NOSSAS MÃOS
Cada dedo da mão está
relacionado com um dos órgãos do corpo.
O polegar está
relacionado com o baço e a digestão.
O indicador, com o
fígado e a atividade mental e emocional.
O médio, com o
coração, a inteligência e a circulação sanguínea.
O anular, com os
pulmões e o nível de energia.
O mínimo, com os rins,
com os ossos, as articulações e os dentes.
(Citado por: Guzmán, C. Masaje para ti y tu bebé. El
poder de lãs carícias paso a paso. Barcelona:Editorial Océano,2002, pág.32)
Atividade
4 – Agora é minha vez
OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de saber
esperar a vez e o jogo social.
Recursos: Para as crianças menores uma caixa de papelão,
grande o suficiente para que a criança caiba dentro. Para as maiores um
carrinho, no qual a criança possa deslocar-se .
Descrição: Utilize a caixa ou o carrinho conforme as idades
e habilidades das crianças.
Peça a primeira criança que entre nela e a segunda que ajude
a empurrar.
Empurre a caixa ou o carrinho. Motive as crianças, a partir
da segunda delas, a pedir a sua vez e sugira-lhes que troquem de papéis.
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
5 – Meu livro de Palavras
OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome das coisas.
Recursos: Cartolina, tesouras, cola e figuras de objetos,
animais e coisas.
Descrição: Faça uma listagem das palavras designadas de
objetos, animais e coisas que a criança utilize e conheça, e construa com elas
um dicionário ilustrado.
Cole as figuras na cartolina e elabore com elas um pequeno
livro.
Leia todos os dias o livro, acrescentando a ele novos
desenhos e palavras.
Aproveite a leitura das ilustrações para conversar sobre
elas.
Atividade
6 – Meu Corpo
OBJETIVO 2 – Expressar palavras do corpo.
Objetivo Específico: Conhecer e apontar as partes do corpo.
Recursos: CD com canção.
Descrição: Forme uma ciranda com as crianças e convide-as a
cantar A cabeça acima está.
Cante a canção tocando em cada uma das partes do corpo
mencionadas na letra.
Repita a canção várias vezes, enfatizando os nomes de cada
parte do corpo.
Termine a canção e peça às crianças para tocarem as
diferentes partes do corpo que você nomeia: Vamos
tocar a cabeça. Vamos tocar o nariz. Vamos tocar a orelha.
Motive as crianças a
darem elas mesmas as instruções para tocar as diferentes partes do corpo.
A Cabeça acima está
A cabeça acima está
É usada para pensar
Olhos, boca e nariz
Para ver e respirar
Mais embaixo o coração
Que faz Tum, Tum,Tum
O umbigo está mais
embaixo
E por último vêm os
pés.
ÁREA COGNITIVA
Atividades
11 – Menino ou Menina?
OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas
características.
Objetivo Específico: Diferenciar entre o masculino e o feminino.
Recursos: Fotos de meninos e meninas em diferentes
situações, papelão grosso e papel adesivo transparente.
Descrição: Cole as fotos sobre o papelão e cubra-as com o
adesivo transparente.
Coloque as fotos sobre o tapete de forma dispersa.
Deixe que as crianças as observem. Sente-se perto delas e
pergunte: Esse é menino ou menina? Na
medida em que respondam, coloque as fotos das meninas de um lado e as dos
meninos de outro. Reforce as respostas dizendo: Sim, essa é uma menina.
Variação: Forme um
círculo e jogue a bola perguntando quem pegou: você é menino ou menina?Tente
ajudá-las no caso de não conseguirem responder.
ÁREA
MOTORA
Atividade
13 – Seguindo o Chefe
OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de
deslocamento.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de imitação e
a segurança dos movimentos no espaço.
Recursos: Um adulto e uma criança.
Descrição: Peça à criança que siga imitando os movimentos
que você fizer.
Diferentes tipos de
deslocamento:
Caminhar para os lados
e para frente.
Caminhar depressa,
correr.
Passar por debaixo da
mesa, engatinhando.
Subir uma escada
engatinhando, para as crianças menores.
Subir uma escada
segurando a mão de um adulto, para as crianças maiores.
Atividade
15 – Tenho minha academia de ginástica.
OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Fortalecer os músculos do corpo e
aperfeiçoar as diferentes formas de deslocamento.
Recursos: Figuras geométricas de diferentes formatos,
preenchidas com um material suave e preferencialmente forradas com nylon: um
cubo de 60X 60 X 60 centímetros, um paralelepípedo de 60X60X100 centímetros,
uma escada com degraus de 10 cm de altura e um colchonete de 120X 60 X 10
centímetros.
Descrição: Dê as crianças tempo para que desfrutem da
academia de ginástica.
Peça-lhes que subam e desçam a escada, se necessário com a
sua supervisão.
Sugira que deslizem pelo escorregador.
Incentive-as a dar cambalhotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.