Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

terça-feira, 19 de junho de 2012

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 25/06 à 13/07



ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Massagem dos dedos e mãos

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a imagem corporal, a segurança pessoal, e a capacidade de interiorização.
Recursos: Óleo de essência de camomila, amêndoa, rosa, lavanda ou eucalipto, diluído em óleo base.
Descrição: Cuide para que a temperatura ambiente seja agradável. Tire anéis e relógios.
Sente a criança entre suas pernas, cole seu rosto ao dela e olhem-se no espelho. Unte as mãos com óleo preparado e esfregue-as vigorosamente para aquece-las. Deite a criança sobre uma toalha colocada sobre a cama. A toalha é útil para cobrir a criança após o término da massagem, e deixa-a pronta caso de ela esvaziar a bexiga repentinamente.
Fixe o olhar no dela e diga-lhe que vai massagear seus dedos. Comece pouco a pouco e atente as reações de aceitação ou rejeição. Recorde que a criança nunca deve ser forçada.
Comece pelo polegar em seguida o indicador, médio, anular e mínimo. Assim que terminar com uma mão passe para a outra e,  finalmente aos pés.

A ENERGIA DO UNIVERSO EM NOSSAS MÃOS
Cada dedo da mão está relacionado com um dos órgãos do corpo.
O polegar está relacionado com o baço e a digestão.
O indicador, com o fígado e a atividade mental e emocional.
O médio, com o coração, a inteligência e a circulação sanguínea.
O anular, com os pulmões e o nível de energia.
O mínimo, com os rins, com os ossos, as articulações e os dentes.
(Citado por: Guzmán, C. Masaje para ti y tu bebé. El poder de lãs carícias paso a paso. Barcelona:Editorial Océano,2002, pág.32)

Atividade 4 –  Agora é minha vez

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de saber esperar a vez e o jogo social.
Recursos: Para as crianças menores uma caixa de papelão, grande o suficiente para que a criança caiba dentro. Para as maiores um carrinho, no qual a criança possa deslocar-se .
Descrição: Utilize a caixa ou o carrinho conforme as idades e habilidades das crianças.
Peça a primeira criança que entre nela e a segunda que ajude a empurrar.
Empurre a caixa ou o carrinho. Motive as crianças, a partir da segunda delas, a pedir a sua vez e sugira-lhes que troquem de papéis.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 5 – Meu livro de Palavras

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome das coisas.
Recursos: Cartolina, tesouras, cola e figuras de objetos, animais e coisas.
Descrição: Faça uma listagem das palavras designadas de objetos, animais e coisas que a criança utilize e conheça, e construa com elas um dicionário ilustrado.
Cole as figuras na cartolina e elabore com elas um pequeno livro.
Leia todos os dias o livro, acrescentando a ele novos desenhos e palavras.
Aproveite a leitura das ilustrações para conversar sobre elas.
Atividade 6 – Meu Corpo

OBJETIVO 2 – Expressar palavras do corpo.
Objetivo Específico: Conhecer e apontar as partes do corpo.
Recursos: CD com canção.
Descrição: Forme uma ciranda com as crianças e convide-as a cantar A cabeça acima está.
Cante a canção tocando em cada uma das partes do corpo mencionadas na letra.
Repita a canção várias vezes, enfatizando os nomes de cada parte do corpo.
Termine a canção e peça às crianças para tocarem as diferentes partes do corpo que você nomeia: Vamos tocar a cabeça. Vamos tocar o nariz. Vamos tocar a orelha.
Motive as crianças  a darem elas mesmas as instruções para tocar as diferentes partes do corpo.
A Cabeça acima está
A cabeça acima está
É usada para pensar
Olhos, boca e nariz
Para ver e respirar
Mais embaixo o coração
Que faz Tum, Tum,Tum
O umbigo está mais embaixo
E por último vêm os pés.


 ÁREA COGNITIVA

Atividades 11 – Menino ou Menina?

OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Diferenciar entre o masculino e o feminino.
Recursos: Fotos de meninos e meninas em diferentes situações, papelão grosso e papel adesivo transparente.
Descrição: Cole as fotos sobre o papelão e cubra-as com o adesivo transparente.
Coloque as fotos sobre o tapete de forma dispersa.
Deixe que as crianças as observem. Sente-se perto delas e pergunte: Esse é menino ou menina? Na medida em que respondam, coloque as fotos das meninas de um lado e as dos meninos de outro. Reforce as respostas dizendo: Sim, essa é uma menina.
Variação: Forme um círculo e jogue a bola perguntando quem pegou: você é menino ou menina?Tente ajudá-las no caso de não conseguirem responder.

ÁREA MOTORA

Atividade 13 – Seguindo o Chefe

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de imitação e a segurança dos movimentos no espaço.
Recursos: Um adulto e uma criança.
Descrição: Peça à criança que siga imitando os movimentos que você fizer.
Diferentes tipos de deslocamento:
Caminhar para os lados e para frente.
Caminhar depressa, correr.
Passar por debaixo da mesa, engatinhando.
Subir uma escada engatinhando, para as crianças menores.
Subir uma escada segurando a mão de um adulto, para as crianças maiores.

Atividade 15 – Tenho minha academia de ginástica.

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Fortalecer os músculos do corpo e aperfeiçoar as diferentes formas de deslocamento.
Recursos: Figuras geométricas de diferentes formatos, preenchidas com um material suave e preferencialmente forradas com nylon: um cubo de 60X 60 X 60 centímetros, um paralelepípedo de 60X60X100 centímetros, uma escada com degraus de 10 cm de altura e um colchonete de 120X 60 X 10 centímetros.
Descrição: Dê as crianças tempo para que desfrutem da academia de ginástica.
Peça-lhes que subam e desçam a escada, se necessário com a sua supervisão.
Sugira que deslizem pelo escorregador.
Incentive-as a dar cambalhotas.


Livro: Estimulação Precoce - Inteligência Emocional e Cognitiva - de 1 a 3 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.