Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

quarta-feira, 28 de março de 2012

3º Período de Atividades


ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 26/03/2012 à 13/04/2012.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Hora de dormir

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias, beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.

Atividade 3 – Achei!

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver o jogo social e a linguagem.
Descrição: Pergunte em voz alta: Onde está o bebê? Finja que não o viu e procure-o no armário, debaixo da cama, atrás de um móvel. Continue perguntando por ele e sente-se ou deite-se ao seu lado. Criada a expectativa, diga em tom de surpresa: Achei! Está aqui!

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 : O que João está fazendo?

OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Adivinhar as ações que as outras crianças fazem.
Descrição: Forme um círculo com as crianças e convide-as para brincar de mímica.
Dê o exemplo da atividade. Dramatize e movimente-se como se estivesse tomando banho e pergunte a elas: O que estou fazendo?
As crianças devem adivinhar e dizer: Está tomando banho.
Convide as  crianças a fazer outros movimentos  para seus amigos compartilharem: O que João está fazendo?

 Atividades  que João faz:
Tomar banho, Penteia-se, Come, Toma mamadeira, dorme.

Atividade 5 – A Caverna do Ursinho

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança. Faça a narração de A Caverna do ursinho e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.

A Caverna do ursinho.

Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua porta. (bata suavemente com o dedo indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)

ÁREA MOTORA

Atividade 15 – O Pára-Quedas

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivo Específico: Coordenar o movimento e a tensão dos braços.
Recursos: Uma lona plástica leve, de 3 metros de diâmetro, das existentes no mercado.
Descrição: Peça as crianças que segurem com uma mão a ponta da lona. Represente a atividade cantando, caminhando e correndo em círculos.
Ensine o grupo a agitar sincronizadamente a lona para cima e para baixo, sentindo a resistência do ar.

A ciranda dos amigos
A ciranda dos amigos
Te convidamos a brincar
Vem cantar comigo
E muitos amigos terás.


Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.

ÁREA COGNITIVA

Atividade 11 – A Mamãe e seu bebê

OBJETIVO 3 – Diferenciar objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de formar pares.
Recursos: Animais de plástico, como vacas e bezerros, frangos e galinhas, cavalos e potros, porquinhos e porca, cabritos e caba, elefanta com seu filhote, pata e patinhos, etc.
Descrição: Coloque os animais sobre a mesa, todos misturados.
Peça à crianças que a ajude a juntar cada mãe com seu filhote: Veja esses filhotes, alguns bebês estão chorando porque não encontram sua mamãe. Você pode ajuda-los a encontrar a mãe?
Junte os pares que a criança lhe entregar e diga: Esse é o bezerro com a sua mamãe vaca.
Uma vez identificados cada bebê e sua mãe, os animais podem correr, pular e brincar.

As fotos relacionadas a estas atividades se encontram no blog: www.ceitiaflor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.