Na semana de 13 a 17 de fevereiro foram trabalhadas as atividades abaixo relacionadas.
São retiradas do livro de estimulação precoce do qual tem como objetivo maior o desenvolvimento da criança nas áreas de linguagem, cognitiva, motora e sócio afetiva.
As fotos de algumas atividades podem ser conferidas no blog do CEI do qual trabalho, pois nele as mães autorizaram a apresentação de imagens de suas crianças desenvolvendo as atividades:
www.ceitiaflor.blogspot.com
ÁREA
SÓCIOAFETIVA
Atividade
1 – Hora de dormir
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a
linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música
instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias,
beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.
ÁREA DE
LINGUAGEM
Atividade
5 – A Caverna do Ursinho
OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a
compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança.
Faça a narração de A Caverna do ursinho
e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.
A Caverna do ursinho.
Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua
porta. (bata suavemente com o dedo
indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o
dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)
ÁREA
COGNITIVA
Atividade
9 – Encontrar o objeto escondido
OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência de objetos.
Objetivo Específico: Reforçar a noção de permanência de
objetos.
Recursos: Quatro toalhas de cores diferentes e um carro
pequeno.
Descrição: Brinque com a criança de mover o carrinho de onde
está para o seu lado.
Repita o exercício várias vezes até criar interesse pela
brincadeira. No momento que captar seu interesse, e enquanto ela o observa,
esconda o carrinho embaixo de uma das toalhas. Pergunte a ela: Onde está o
carrinho?Você pode encontrar o carrinho?
Repita a atividade utilizando as diferentes toalhas. Quando
ela se enganar na identificação da toalha, diga: O carrinho está embaixo da toalha verde. Desta forma intervimos no
desenvolvimento da linguagem.
Variação: uma vez que a criança esteja familiarizada com a
brincadeira, peça-lhe que esconda o carrinho para que você encontre.
ÁREA
MOTORA
Atividade
13 – A Casa encantada
OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.
Objetivo Específico: Aperfeiçoar os movimentos num espaço
reduzido.
Recursos: Quatro cadeiras e um lençol.
Descrição: Construa uma casa utilizando as quatro cadeiras e
o lençol. Assegure-se de deixar uma porta de entrada.
Quando as crianças estiverem dentro, levante uma extremidade
do lençol dizendo: Achei!
Repita ação caminhando ao redor da casa e levantando
novamente o lençol.
Deixe as crianças desfrutarem da repetição e do fator
surpresa.
Atividade
16 – Tiro, ponho, abro, fecho.
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e
modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira,
recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores
de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a
criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe
atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de
complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de
fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas
mais estreitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Volte sempre.