Reflita

"Claro que há respostas certas e erradas. O equivoco está em ensinar ao aluno que é disto que a ciência, o saber, a vida, são feitos. E com isto, ao aprender as respostas certas, os alunos desaprendem a arte de se aventurar e errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. Espero que haja um dia em que os alunos serão avaliados também pela ousadia dos seus vôos... Pois isto também é conhecimento". Rubem Alves

Mensagens

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Atividades da Semana


Na semana de 13 a 17 de fevereiro foram trabalhadas as atividades abaixo relacionadas.
São retiradas do livro de estimulação precoce do qual tem como objetivo maior o desenvolvimento da criança nas áreas de linguagem, cognitiva, motora e sócio afetiva.
As fotos de algumas atividades podem ser conferidas no blog do CEI do qual trabalho, pois nele as mães autorizaram a apresentação de imagens de suas crianças desenvolvendo as atividades:
www.ceitiaflor.blogspot.com

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Hora de dormir

OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico: Desenvolver a segurança pessoal, a linguagem e o gosto pela música.
Recursos: Um aparelho tocador de CD e um CD de música instrumental.
Descrição: Promova o contato afetivo através de carícias, beijos e frases carinhosas.
Cante uma canção de ninar para as crianças.


ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 5 – A Caverna do Ursinho

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Despertar na criança a imaginação e a compreensão de um novo vocabulário.
Recursos: As mãos de um adulto.
Descrição: Faça um punho com sua mão e mostre-o à criança. Faça a narração de A Caverna do ursinho e em seguida peça a ela que conte a história.
Ajude a criança com os movimentos de sua mão e do polegar.

A Caverna do ursinho.

Esta é a caverna do ursinho. (mova o polegar)
O ursinho entra na caverna. (coloque o polegar entre os outros dedos.)
Saia um pouquinho, senhor ursinho, que estou batendo na sua porta. (bata suavemente com o dedo indicador da outra mão na caverna do ursinho.)
O que você quer?(tire o dedo polegar de dentro e volte a movimentá-lo)

ÁREA COGNITIVA

Atividade 9 – Encontrar o objeto escondido

OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência de objetos.
Objetivo Específico: Reforçar a noção de permanência de objetos.
Recursos: Quatro toalhas de cores diferentes e um carro pequeno.
Descrição: Brinque com a criança de mover o carrinho de onde está para o seu lado.
Repita o exercício várias vezes até criar interesse pela brincadeira. No momento que captar seu interesse, e enquanto ela o observa, esconda o carrinho embaixo de uma das toalhas. Pergunte a ela: Onde está o carrinho?Você pode encontrar o carrinho?
Repita a atividade utilizando as diferentes toalhas. Quando ela se enganar na identificação da toalha, diga: O carrinho está embaixo da toalha verde. Desta forma intervimos no desenvolvimento da linguagem.
Variação: uma vez que a criança esteja familiarizada com a brincadeira, peça-lhe que esconda o carrinho para que você encontre.

ÁREA MOTORA

Atividade 13 – A Casa encantada

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Aperfeiçoar os movimentos num espaço reduzido.
Recursos: Quatro cadeiras e um lençol.
Descrição: Construa uma casa utilizando as quatro cadeiras e o lençol. Assegure-se de deixar uma porta de entrada.
Quando as crianças estiverem dentro, levante uma extremidade do lençol dizendo: Achei!
Repita ação caminhando ao redor da casa e levantando novamente o lençol.
Deixe as crianças desfrutarem da repetição e do fator surpresa.

Atividade 16 – Tiro, ponho, abro, fecho.

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivo Específico: Coordenar o uso de ambas as mãos.
Recursos: Uma caixa de papelão, cubos de madeira, recipientes plásticos com tampa de enroscar, caixinhas de fósforo, pregadores de roupa, brinquedos de montar.
Descrição: Coloque os objetos na caixa e entregue-a a criança.
Se ela não está familiarizada com os objetos, mostre-lhe atividades de tirar, colocar, abrir, fechar, montar e construir.
Para as crianças maiores, eleve um pouco o nível de complexidade da atividade, colocando tampas de refrigerantes nas caixinhas de fósforos ou pedindo que introduzam pequenos objetos em recipientes de bocas mais estreitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Volte sempre.